Menu
Brasília

SES espera receber nesta semana novas doses da vacina contra covid-19

A Secretaria adota cautela na ampliação de grupos prioritários devido à dificuldade na obtenção do insumo

Catarina Lima

22/02/2021 4h55

Drive-thru vacina idosos acima de 80 anos. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ao Jornal de Brasília que há uma expectativa de que até o final desta semana, ou seja, até o dia 26 de fevereiro, o Distrito Federal receba um novo lote de vacinas contra a covid-19. O órgão esclareceu, no entanto, que não há definição de quantas doses serão destinadas à cidade. A Secretaria esperava contar com 100 mil doses da CoronaVac, mas não sabe ao certo o quantitativo. Até a última sexta-feira, cinco capitais – Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) haviam paralisado a vacinação por falta do imunizante.

Com relação ampliação da campanha para novas faixas etárias, a Secretaria disse: “adotamos cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 justamente por entender a dificuldade na obtenção de doses de vacina neste momento, e também a prioridade estratégica em se garantir a segunda dose de imunização contra a doença, o que já começou a ser feito no DF”. Até o dia 19, última sexta-feira, 19.525 pessoas já tomaram a segunda dose.

De acordo com dados da SES, o DF recebeu até agora, 204.060 doses de vacinas contra a covid, sendo 162. 560 da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã e 41,5 mil da Covishield, da Universidade de Oxford. Como o imunizante da Coronavac tem intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose de 14 a 28 dias, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já a vacina de Oxford possui intervalo maior, de 90 dias, motivo pelo qual o Ministério da Saúde recomenda que todas as doses da vacina sejam utilizadas. Mas a estratégia anunciada pela SES é ampliar os grupos conforme o recebimento de novas doses por parte do Ministério da Saúde, uma vez que a Secretaria não foi informada acerca do fabricante das vacinas que chegarão ao DF.

Professores

“Os professores serão incluídos na campanha de vacinação contra covid-19 após o término da imunização dos idosos e conforme recebimento de novas doses de vacina”, disse a Secretária em resposta à pergunta do Jornal de Brasília sobre os detalhes da vacinação dos professores.

Com a dificuldade cada vez maior de concluir a vacinação dos idosos devido a lentidão da distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, o governador do DF, Ibaneis Rocha, disse, no dia 18 de fevereiro, que as aulas presenciais rede pública de ensino serão retomadas na cidade no dia próximo dia 08, mesmo sem a vacinação dos professores e demais trabalhadores das escolas.

O Sindicato dos Professores (Sinpro), que esperava o retorno apenas após a vacinação, reagiu à decisão do chefe do Executivo. O diretor da entidade, Samuel Fernandes, informou que a categoria não garante o retorno presencial na data determinada pelo governador. “Não podemos afirmar que retornaremos às aulas presenciais no dia 08 de março. A categoria decidirá sobre a volta ou não em assembleia virtual. A defesa do nosso Sindicato é que as aulas só retornem de forma presencial após a vacinação, e assim mesmo com o governo cumprindo todas as condições sanitárias necessárias, inclusive com a redução do número de alunos em sala de aula para ter o distanciamento mínimo adequado”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado