Menu
Saúde

Veja quais alterações os rins podem sofrer durante a gestação

Lucas Neiva

13/06/2019 16h05

O sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, bexiga urinária e uretra. Durante a gestação, todo o seu conjunto pode sofrer diversas alterações consideradas fisiológicas, ou seja, normais, mas que podem assustar ou gerar muitas dúvidas às mamães. “O aumento da frequência urinária durante o dia – superior a 7 micções – e à noite – mais de 2 vezes -, por exemplo, acometem cerca de 80% a 95% das grávidas em algum momento da gestação. Este sintoma parece ser multifatorial, podendo ser atribuído às alterações na função da bexiga e ao aumento da produção de urina”, explica a médica nefrologista Maria Letícia Cascelli.

Outras alterações que podem ocorrer são: o comprimento e o volume renal crescem; o funcionamento e a eficiência renal aumentam com produção de maior volume urinário; ocorre a dilatação dos ureteres (estruturas anatômicas que comunicam os rins com a bexiga) e a alteração no revestimento da bexiga.

Segundo a especialista, as mulheres grávidas têm mais propensão a ter infecção urinária devido a dilatação fisiológica das vias urinárias, no qual um maior volume de urina permanece na bexiga, propiciando que as bactérias possam se multiplicar. “Em adição, a imunossupressão gravídica (diminuição da atividade ou eficiência do sistema imunológico) também contribui para ocorrência de infecção urinária, a qual pode ser grave.

Infecções abordadas inadequadamente aumentam o risco de prematuridade, bebês com baixo peso ao nascer e maior mortalidade perinatal”, explica Letícia. Além disso, o fluxo plasmático renal e filtração feita pelos rins crescem e há um aumento da excreção de ácido úrico, glicose e alguns aminoácidos. De acordo com a nefrologista, é importante realizar pré-natal adequado, aonde serão realizadas as orientações nutricionais pertinentes e evitar maiores complicações.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado