A vacina contra a gripe já está disponível para toda a população do Distrito Federal com idade a partir de seis meses. Ao todo, 164 salas de vacina em unidades básicas de saúde (UBSs) estão preparadas para aplicar a dose, que protege contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B — principais responsáveis pelo aumento de óbitos por doenças respiratórias no Brasil.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) reforça que a vacinação é uma das medidas mais eficazes para evitar complicações de saúde e reduzir a mortalidade por diversas doenças. “A imunização representa um salto civilizatório. A partir da descoberta das vacinas, houve um aumento na expectativa de vida da população”, afirma o médico infectologista e Referência Técnica Distrital (RTD) da SES-DF, José David Urbaez.
Segundo ele, a necessidade de vacinação acompanha as diferentes fases da vida. “A vacina influenza é um grande exemplo. Sabemos que ela é fundamental desde o início da vida da criança até os cinco anos. É muito importante em gestantes, devido à maior vulnerabilidade durante a gestação, e essencial para idosos acima de 60 anos”, explica.
A vacina da gripe pode ser aplicada simultaneamente a outras do calendário básico de imunização, e sua fórmula é atualizada anualmente para garantir maior proteção.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A lista completa dos postos com disponibilidade pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
A SES-DF também preparou uma lista com mitos e verdades sobre a vacinação para esclarecer dúvidas da população e reforçar a confiança nesse importante instrumento de saúde pública.
Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)