A seleção brasileira feminina de vôlei já está de malas prontas para o Campeonato Mundial, que será realizado entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão. Nesta quarta-feira, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães embarcará para Tóquio, onde fará o período de aclimatação para a competição.
O Brasil lutará pelo inédito título do Campeonato Mundial. A equipe verde e amarela chegou perto da conquista em duas ocasiões, mas foi derrotada na final. Em 1994, em São Paulo, o time perdeu para Cuba. Na última edição, em 2006, no Japão, as brasileiras foram derrotadas pela Rússia.
Este ano, o Brasil está no grupo B, ao lado de Quênia, Porto Rico, Itália, Holanda e República Tcheca. A estreia será contra as quenianas no dia 29, em Hamamatsu.
“O grupo está focado na busca por esse título inédito. Essas últimas semanas de treino foram muito fortes. Esse grupo sempre quer mais. Nossa expectativa para o Mundial é enorme”, afirmou a central Carol Gattaz.
Para o Mundial, o técnico Zé Roberto contará com 14 atletas: Fabíola e Dani Lins (levantadoras), Sheilla e Joycinha (opostos), Jaqueline, Natália, Sassá e Fernanda Garay (ponteiras), Fabiana, Thaísa, Adenízia e Carol Gattaz (centrais) e Fabi e Camila Brait (líberos).
As ponteiras Paula Pequeno e Mari não disputarão a competição devido às lesões sofridas durante a disputa da fase final do Grand Prix, em agosto, na China.
Desde maio, a seleção brasileira está focada no Campeonato Mundial. No primeiro semestre do ano, a equipe fez duas séries de amistosos. A primeira contra o Japão e a segunda contra a Alemanha. Em seguida, o time disputou o Grand Prix e conquistou a medalha de prata. Os Estados Unidos foram os campeões.
No fim de setembro, a seleção brasileira enfrentou as norte-americanas em quatro amistosos no Paraná e ganhou todos.