Mesmo com a correria do trabalho e as várias atividades de esposa, mãe e dona de casa, as mulheres ainda arrumam um tempinho para cuidar da saúde. Porém, algumas questões sobre o organismo feminino ainda são uma incógnita para elas como, por exemplo, a saúde vaginal.
Uma das dúvidas recorrentes é a higienização da área genital. Existem diversos produtos que prometem facilitar esse processo, mas a maioria deles não é recomendada pelos médicos. Isso sem contar as vestimentas, que nem sempre são adequadas para esta região.
“Existem mecanismos de defesa na vagina, como os lactobacilos, imprescindíveis para a saúde íntima. Então, é preciso tomar alguns cuidados, para manter o equilíbrio da flora vaginal e evitar o desenvolvimento de infeções e doenças”, explica Dr. Paulo Miranda, ginecologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília.
Confira abaixo cinco dicas para evitar problemas vaginais:
1 – Sabonete íntimo
“Sempre orientamos não usar este tipo de produto, pois ele pode mascarar, por exemplo, uma infecção que pode ser percebida pelo odor da vagina. O ideal é fazer uma limpeza adequada utilizando apenas água e sabonete comum. Porém, se a mulher não abrir mão disso, o uso deve ser, no máximo, a cada quatro dias”, comenta Dr. Paulo.
2 – Absorventes diários
“Devem ser utilizados apenas no período menstrual. Muitas mulheres usam os absorventes mais fininhos diariamente, como se fossem uma proteção. Porém, o efeito é contrário, já que eles impedem a transpiração da vagina, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Esta região precisa ficar sempre mais arejada”, esclarece o médico.
3 – Tecido das calcinhas
“Indicamos sempre o uso de calcinhas 100% algodão. Este tipo de tecido ajuda na evaporação da umidade da área genital, evitando o surgimento de fungos e bactérias. Já as lingeries de tecidos sintéticos, devem ser evitadas, pois dificultam o processo de transpiração”, enfatiza o ginecologista.
4 – Roupas apertadas
“Muitas mulheres são adeptas da calça jeans. Mas elas devem tomar cuidado ao escolher o tamanho da roupa. Calça muito apertada dificulta a ventilação da vagina e aumenta a transpiração na região, o que pode contribuir para o surgimento de infecções, corrimentos e dermatites. Em dias mais quentes, por exemplo, o ideal é usar saias ou vestidos”, lembra o especialista.
5 – Lenços umedecidos
“O uso de lenços umedecidos está liberado, desde que não sejam perfumados. Eles são práticos e cabem na bolsa, sendo uma ótima opção para higienização rápida da vagina. É importante lembrar que itens perfumados para a região genital podem causar irritações e alergias. Ou seja, eles devem ser evitados”, conclui Dr. Paulo Miranda.