Nesta terça-feira (10), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, que trará esforços multissetorial com o objetivo de reverter os mais de 6,4 milhões casos de crianças e adolescentes com sobrepeso e 3,1 milhões já considerados obesos.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também participa do evento. Segundo Ribeiro, a ação de combate à obesidade também fará parte das rotinas escolares brasileiras, que adotarão protocolos de nutrição e estimularão atividades físicas contínuas.
Atividades físicas
Em junho, a pasta já havia lançado um guia para estimular a população a praticar atividades físicas. Mesmo não sendo específico para crianças e adolescentes, o documento orienta a prática de atividades em diversos contextos, por diferentes grupos sociais e faixas etárias, com informações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades.
Para a elaboração do guia, cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, além de técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) participaram da elaboração do documento produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Segundo o secretário nacional da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, o Ministério da Saúde espera influenciar o trabalho das equipes de atenção à saúde primária e a implementação de iniciativas de atividade física por estados e municípios.
“Os profissionais da atenção primária de diferentes formações poderão utilizar as recomendações para aconselhar os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] na prática de atividades físicas, reforçando os benefícios.”
As informações são da Agência Brasil