Em jogo que tinha tudo para ser emocionante e muito disputado, a seleção da Rússia não tomou conhecimento da equipe da Sérvia em jogo válido pela semifinal da Liga Mundial de Vôlei. Com fáceis 3 sets a 0, os russos atropelaram os rivais e passaram à final, esperando o vencedor do confronto entre Brasil e Cuba, a partir das 21 horas deste sábado (horário de Brasília).
É a primeira vez que a Rússia chega a uma final desde o ano de 2007, quando foram para a decisão contra o Brasil, perdendo o título. A Sérvia perde a chance de chegar à sua terceira final seguida, perdendo nos dois anos anteriores para Brasil e Estados Unidos.
Dentro de quadra, esperava-se que a Sérvia partisse para cima da Rússia, mas o que se viu foi exatamente o oposto. A ex-URSS começou melhor com pontos de saque e principalmente bloqueio, viu os rivais virarem na primeira parada técnica, mas retomaram a vantagem na segunda pausa do set com quatro pontos a favor. Em seguida, os sérvios correram atrás, empatando o set em 24 a 24, mas logo perderam dois pontos e os russos fecharam o set em 26 a 24.
Na segunda parcial, a seleção sérvia parecia perdida, mas na verdade não tinha armas para conter o poderoso ataque russo, que abriu cinco pontos de vantagem na primeira pausa, e encerrou o segundo set em avassaladores 25 a 15, colocando 2 a 0 no placar do jogo.
No terceiro período, a situação do set anterior se repetia, e os russos avançavam a passos largos rumo à vitória. Alguns erros recolocaram os sérvios na disputa, mas rapidamente os russos voltaram a dominar o jogo e fecharam o set em 25 a 20, e o jogo em 3 a 0.
A final da Liga Mundial 2010 será neste domingo, a partir das 21 horas, em Córdoba, na Argentina, entre Rússia e o vencedor do embate entre Brasil e Cuba. A disputa do terceiro lugar está marcada para as 17h30 (horários de Brasília).