Menu
Saúde

Reunião no DF alinha estratégias contra a dengue

Secretaria de Saúde e Ministério Público firmam compromisso para integrar ações preventivas e tecnológicos contra a arbovirose, em meio a baixo índice de contaminação atual.

Redação Jornal de Brasília

15/01/2026 10h23

reuniao

A implantação de um sistema de gerenciamento integrado para otimizar o monitoramento e a tomada de decisão de estratégias de combate à dengue foi discutida na reunião | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF

Representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se reuniram nesta quarta-feira (14) para discutir estratégias conjuntas de prevenção e combate à dengue. O encontro visa construir um protocolo de cooperação técnica e operacional focado no enfrentamento das arboviroses, com ênfase na dengue.

“O diálogo com o MPDFT é fundamental para integrar esforços, dar mais agilidade às ações e garantir que as medidas preventivas cheguem de forma efetiva à população”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda.

Durante a reunião, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde da SES-DF apresentou o cenário epidemiológico atual, destacando o baixo índice de contaminação pela dengue. Esse resultado positivo é atribuído ao uso de tecnologias como drones e tablets, que aprimoram o trabalho das equipes de campo.

No entanto, foi alertado para a baixa procura pela vacina contra a dengue entre crianças de 10 a 14 anos. As discussões também abordaram previsões epidemiológicas e a implantação de um sistema de gerenciamento integrado para otimizar o monitoramento e a tomada de decisões.

As entidades firmaram o compromisso de fortalecer a atuação integrada, avançar em estudos técnicos e jurídicos sobre medidas de fiscalização, e aperfeiçoar os sistemas tecnológicos de apoio à vigilância e controle da doença.

Estiveram presentes o procurador do MPDFT, Eduardo Sabo; a promotora Hiza Carpina; o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Rodrigo Republicano; o diretor de Vigilância Ambiental, Edvar Yuri Schubach; e a equipe técnica da Subsecretaria de Tecnologia da Informação em Saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado