Menu
Saúde

R$ 6,6 bi em dispensa de licitação para vacinas da Pfizer

Apesar do anúncio da compra de 100 milhões de doses feito pelo governo, o extrato não fala sobre a quantidade de unidades a serem adquiridas.

Redação Jornal de Brasília

06/05/2021 17h01

Ricardo Della Coletta
Brasília, DF

No dia em que o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) depõe na CPI da pandemia, o governo Jair Bolsonaro publicou uma norma que destina R$ 6,6 bilhões para a compra de outros 100 milhões de doses da vacina contra a Covid produzida pela Pfizer.

A norma –um extrato de dispensa de licitação– foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

“Em relação à Pfizer, foi feito um contrato de 100 milhões de doses da Pfizer, e nós conseguimos uma antecipação dessas doses, e estamos aqui na iminência de fechar um novo acordo com a Pfizer de 100 milhões de doses que já está só nas finalizações legais, o que seria um aporte adicional muito importante para o nosso programa de vacinação”, declarou Queiroga durante sua oitiva.

Em outro momento, o ministro anunciou aos parlamentares da CPI quando o extrato foi publicado no Diário Oficial.

A destinação de recursos se soma a outro contrato assinado com a Pfizer em meados de março, para a aquisição de 100 milhões de doses.

As negociações com a farmacêutica americana, porém, geraram forte desgaste para Bolsonaro, uma vez que ainda em 2020 o governo rejeitou proposta formal do laboratório que previa que 3 milhões de doses já seriam entregues até fevereiro deste ano.

Entre agosto e novembro de 2020, houve três ofertas feitas pela Pfizer ao governo, sem sucesso.

A administração Bolsonaro tem se defendido com o argumento de que a farmacêutica exigia cláusulas que não encontravam respaldo na legislação brasileira, entre elas a obrigação de que a União assumisse a responsabilidade por possíveis efeitos colaterais causados pelo imunizante. Por isso, a assinatura do primeiro contrato com a Pfizer só ocorreu após o Congresso ter aprovado uma lei prevendo a transferência desse tipo de responsabilidade para a União.

Por outro lado, exigências semelhantes constam no contrato assinado entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o laboratório AstraZeneca, sem que o governo enxergasse esse item como um impeditivo para a celebração do acordo.

No início desta semana, Queiroga afirmou que um novo entendimento com a Pfizer estava na iminência de ser fechado”. Na ocasião, ele disse que, das nova 100 milhões de doses, 35 milhões poderiam estar disponíveis em outubro.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado