O Senado pode analisar ainda neste ano o projeto de lei (PL) 3.354/2025, que estabelece objetivos para as ações realizadas no Dia Nacional da Diálise, comemorado anualmente na última quinta-feira de agosto.
A diálise é um procedimento médico essencial que substitui a função dos rins, removendo toxinas, excesso de líquidos, sais e resíduos do sangue em pacientes com insuficiência renal.
De acordo com o projeto, de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), as metas incluem a universalização do acesso às diversas modalidades de terapia renal substitutiva e aos medicamentos necessários, a promoção da educação permanente para profissionais de saúde e o incentivo ao desenvolvimento de projetos que incorporem novas tecnologias no tratamento da doença renal.
O texto está em fase final de análise na Câmara dos Deputados e deve ser enviado ao Senado no primeiro semestre deste ano.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 150 mil pessoas realizavam terapia renal substitutiva no Brasil em 2023. “Essa realidade impõe a necessidade de políticas públicas claras que otimizem a assistência e promovam a saúde renal”, destacou a deputada Laura Carneiro.
*Com informações da Agência Senado