Todo o cuidado sempre é pouco a partir do momento que uma mulher se descobre grávida. É pré-natal, exames dos mais diversos, decoração do quarto do bebê, gastos, roupinhas, fraldas e mil coisas para correr atrás antes que a cegonha chegue. Mas há um cuidado extremamente necessário que precisa receber a devida atenção, pois, durante a gestação, as futuras mamães apresentam alterações hormonais comuns e isso acaba culminando até em problemas na visão.
“Diabetes gestacional é um problema comum devido ao aumento da glicemia. Ela altera o cristalino (lente natural do olho) levando a paciente a ter miopia. Além disso há a doença hipertensiva específica da gravidez que no estado da pré-eclampsia grave à eclampsia gera alterações como hemorragias na retina e edema de papila no nervo ótico (extravasamento de líquido). Esses dois casos são reversíveis e depois do parto tudo volta ao normal”, explica Dr. Bruno Prieto, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília.
O especialista afirma que isso não é comum e acontece com uma parcela mínima de mulheres gestantes. “Se ela perceber algum problema na visão, deve fazer um acompanhamento com um médico oftalmologista juntamente com um ginecologista obstétrico. No meu caso, farei um acompanhamento para detectar a origem do problema e ela vai ao ginecologista para tratar disso porque na realidade ela não tem aquele problema, é algo que apareceu por conta das taxas hormonais. Normalmente indicamos o corte glicêmico com o obstetra”, esclarece.
Dr. Bruno acrescenta que após o parto a mulher precisa tomar cuidado com a saúde e manter uma dieta balanceada para voltar ao peso normal e evitar o surgimento de outros problemas. “Além disso, durante a gravidez, a mulher deve e precisa fazer o pré-natal rigorosamente e ser acompanhada por um oftalmologista”, finaliza.