A patente da semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, expirou na sexta-feira (20), encerrando a exclusividade da empresa desenvolvedora para produzir e comercializar o produto.
Com isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que analisa oito pedidos de registro de remédios à base da substância, o que pode viabilizar a entrada de genéricos no mercado.
No Senado, o parlamentar Nelsinho Trad (PSD-MS), médico de formação, manifestou-se favoravelmente à inclusão das canetas emagrecedoras no SUS. Segundo ele, a oferta do medicamento é essencial para a prevenção e o controle de doenças como diabetes e obesidade, que impactam significativamente a saúde da população e a rede de atendimento público.
Parlamentares já se posicionaram pela ampliação do acesso ao tratamento, destacando sua importância no enfrentamento de problemas de saúde pública.