Menu
Saúde

No Dia Nacional da Saúde e Nutrição, especialistas falam sobre a importância da alimentação adequada

No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), mais da metade da população (56,8%) está acima do peso

Redação Jornal de Brasília

28/03/2024 14h52

O cuidado com a alimentação está sempre presente nas conversas, e por trás disso há um motivo muito claro: você é o que você come. As escolhas que cada um faz para se alimentar determinam o estado de saúde do corpo todo. É por isso que, no dia 31 de março, celebramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, uma iniciativa voltada para conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), mais da metade da população (56,8%) está acima do peso, sendo que esse índice atinge 68,5% na faixa etária entre 45 e 54 anos e 40,3% entre os jovens de 18 a 24 anos.

Segundo a nutricionista esportiva da Clínica Aesthesis, Rayanne Marques, pessoas que estão com sobrepeso e obesas apresentam um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 25 kg/cm².

“A ideia de criar um estilo de vida saudável começa pela alimentação. O ideal é que as pessoas tenham uma dieta composta de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Para isso, é essencial um cardápio variado, com todos os tipos de alimentos, sem abusos. Um prato balanceado e saudável deve conter hortaliças (verduras e legumes) diariamente, pois esses alimentos fornecem vitaminas, fibras, minerais e outros componentes bioativos que trazem diversos benefícios para o organismo”, explica.

Rayanne reforça que o consumo de variedade de frutas, legumes e verduras, aliados a alimentos ricos em carboidratos complexos e pouco processados, também aumentam a resistência às infecções e evitam a obesidade. A nutricionista ressalta ainda que as necessidades nutricionais vão mudando de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo de cada pessoa, e por isso é importante um acompanhamento com profissionais que ajudem no que é melhor para cada organismo.

A especialista listou algumas Dicas Essenciais para uma Vida Saudável:

  • Alimentação equilibrada: Opte por alimentos naturais, integrais e coloridos, evitando produtos processados, frituras e excesso de açúcar e sódio.
  • Hidratação adequada: Consuma 40ml de água para cada kg de peso (50kg x 40ml = 2 litros) para manter o corpo funcionando bem.
  • Evite álcool e cigarro: Reduza ou evite o consumo dessas substâncias para proteger a saúde do coração, pulmões e sistema imunológico.
  • Exercícios regulares: Mantenha-se ativo com atividades físicas que goste para melhorar a saúde cardiovascular, muscular e mental.
  • Descanso e sono: Durma de 7 a 8 horas por dia para garantir a recuperação do corpo e da mente.
  • Check-ups e cuidados médicos: Faça exames preventivos regularmente e consulte seu médico para cuidar da saúde de forma preventiva e identificar possíveis problemas precocemente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado