Menu
Saúde

Mudança de estação exige cuidados com a saúde

Arquivo Geral

19/03/2015 10h22

O número de pessoas com problemas respiratórios atendidas em centros de saúde aumenta em até 40% com a chegada do Outono. Os dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) indicam que fatores como as diversas alterações climáticas durante o dia, a queda de temperaturas e o aumento da poluição durante essa estação do ano colaboram para que o organismo seja vítima de vírus, inflamações e alergias. Portanto, alguns cuidados ajudam a prevenir as doenças respiratórias mais sérias como a pneumonia.

Conhecido por trazer os meses mais frios do ano em Brasília, o outono precede também o período de seca na capital. Até lá, o brasiliense pode esperar a diminuição da temperatura e da umidade relativa do ar, o que normalmente eleva o nível de poluição atmosférica. “Geralmente as doenças que predominam nessa época são virais e afetam as vias aéreas determinando laringites, faringites, gripes, bronquites etc. Com isso, a pessoa fica comprometida, com as defesas reduzidas, e mais suscetível ao aparecimento de doenças bacterianas como a pneumonia”, esclarece Dr. Arivaldo Teixeira, médico radiologista do laboratório Pasteur.

Confirmando o diagnóstico clínico

De acordo com o médico, o diagnóstico das doenças respiratórias deve ser feito em primeiro lugar no consultório de um médico clínico, otorrinolaringologista, pneumologista, entre outras especialidades, mas, em caso de dúvidas, os exames de imagem detectam com clareza alterações anatômicas determinadas por agentes infecciosos. “No caso da sinusite, um exemplo de doença comum nessa época do ano que dá dores de cabeça e congestão nasal, a radiografia ou tomografia computadorizada dos seios da face complementam o diagnóstico.Estes exames mostram quando os seios nasais estão preenchidos apenas com ar, de acordo com a normalidade, ou se estão tomados por líquido, o que indica a inflamação da mucosa ”, explica.

Da mesma forma, se houver suspeita clínica de pneumonia devido aos sintomas e o médico necessita confirmação do diagnóstico, Dr. Arivaldo sugere a realização do Raio X ou tomografia computadorizada do tórax. “Os exames de imagem do tórax podem revelar áreas de opacidade, que são vistas na foto, ou na tela,como uma área branca, que representa a consolidação, a inflamação”, reforça o médico radiologista.

Apesar das indicações, o especialista reforça que estes exames só devem ser realizados a pedido do médico assistente. “O importante é valorizar os sintomas e procurar um médico sempre que for necessário. Lembro que uma situação simples que não for adequadamente avaliada poderá evoluir para comprometimento mais sério.”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado