Diante da proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde lançou a campanha ‘Carnaval com Prevenção’, com o mote ‘Carnaval com prevenção. Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil do seu lado’. A ação é direcionada principalmente a jovens e jovens adultos, reforçando a importância do uso de preservativos e outros métodos de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ao longo de todo o ano.
Nos últimos três meses, foram distribuídos aos estados 138 milhões de preservativos para reforçar os estoques e atender à demanda do período carnavalesco. Desses, cerca de 132 milhões são preservativos externos, texturizados e ultrafinos, enquanto 3,8 milhões são preservativos internos de látex ou nitrílicos. As novas versões texturizada e ultrafina passaram a ser utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025, visando aumentar a adesão ao uso desse método efetivo na prevenção de HIV, hepatites virais, sífilis, outras ISTs e gestações não planejadas.
Dados do Ministério da Saúde indicam que 60% da população brasileira não usa preservativos durante as relações sexuais. A campanha responde à queda no uso do preservativo, especialmente entre jovens, uma tendência identificada em pesquisas nacionais e internacionais. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, do IBGE, revelou que, entre pessoas com 18 anos ou mais, 22,8% usaram preservativo em todas as relações nos 12 meses anteriores, 17,1% usaram às vezes e 59% não usaram em nenhuma ocasião. Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou redução similar no uso entre jovens em países europeus.
Além do uso de preservativos, a iniciativa promove métodos combinados disponíveis no SUS, como vacinação contra hepatites, testagem rápida, profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP). O Ministério orienta os foliões a adotarem hábitos seguros durante o carnaval, incluindo hidratação com água, uso de protetor solar, vacinação contra febre amarela para viagens a áreas de mata e busca por atendimento em unidades de saúde quando necessário.