Menu
Saúde

Lula veta projeto que equipara diabetes de tipo 1 a deficiência

Na justificativa, o governo apontou que, de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica”

Redação Jornal de Brasília

13/01/2025 15h17

lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

LUCAS MARCHESINI
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O presidente Lula (PT) vetou um projeto de lei que classificava diabetes tipo 1 como deficiência. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (13).

Na justificativa, o governo apontou que, de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, “a deficiência resulta da interação entre a pessoa e as barreiras sociais, e não de uma condição médica específica”.

“A proposição contraria o interesse público ao classificar o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência sem considerar a avaliação biopsicossocial, que percebe os impedimentos da pessoa em interação com o meio”, afirmou.

Além disso, prossegue o texto, o projeto levaria à criação ou à alteração de despesa obrigatória ou renúncia de receita. Nesse caso, seria necessária a “apresentação de estimativa do impacto orçamentário-financeiro correspondente e previsão de fonte orçamentária e financeira necessária à realização da despesa”.

“A proposição resultaria em aumento de despesa obrigatória de caráter continuado, sem que tenha sido apresentada estimativa de impacto orçamentário e indicada fonte de custeio ou medida de compensação, em descumprimento aos requisitos da legislação fiscal”, concluiu.

Caso o projeto fosse sancionado, os pacientes seriam beneficiados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Isso daria atendimento prioritário na tramitação de processos judiciais, por exemplo, entre outros benefícios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado