O Laboratório de Simulação Realística (LSR) da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foi inaugurado nesta quinta-feira (18), em cerimônia que reuniu autoridades, gestores e profissionais da saúde. Reformado e equipado com recursos da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), o espaço conta com cinco ambientes: duas salas de debriefing, uma sala de comando e duas salas de procedimento. Além disso, o laboratório dispõe de quatro modelos anatômicos de alta fidelidade — paciente adulto, gestante, criança e bebê — para aprimorar a formação prática dos estudantes.
“A educação é a mola de transformação de tudo, pois não teremos um país onde as pessoas se respeitam, respeitam a democracia, respeitam as divergências e as diferenças se não houver um olhar especial para a educação”, destacou a vice-governadora do DF, Celina Leão.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, ressaltou o esforço coletivo que tornou o projeto realidade. “Agradecemos o trabalho e dedicação de todos que contribuíram para essa entrega, que é para a Fepecs, para a Escs, para a Secretaria de Saúde e para o SUS”, afirmou.
A diretora da Escs, Viviane Peterle, enfatizou o papel da instituição na formação de profissionais de saúde e o impacto da metodologia inovadora adotada pela escola. “Nosso objetivo é evidenciar o trabalho realizado, assim como a potencialidade e os recursos que a Escs dispõe, mas também queremos abrir um diálogo para apresentar nossas evidências e mostrar que podemos fazer mais. A metodologia adotada pela Escola é de caráter inovador no cenário nacional, referência para os novos cursos de medicina no Distrito Federal e em outras regiões do país. Os resultados obtidos confirmam essa qualidade, refletindo-se no desempenho da instituição com os melhores resultados apresentados no Enade em vários anos”, disse.
A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benk, destacou a importância da colaboração entre as instituições. “O governo atual colocou pessoas diferentes para trabalhar juntas e isso é muito bom, pois o que vemos aqui hoje é fruto de anos de trabalho, um sonho plantado dentro da Secretaria de Saúde e que culmina na Universidade do Distrito Federal. A compra desses equipamentos só foi possível porque foi feita com muita parceria entre as instituições que querem transformar a realidade por meio de políticas públicas”, afirmou.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, descreveu o laboratório como “uma ferramenta de extrema importância, tendo em vista que a evolução da saúde vem com o advento de novas tecnologias”. Médico de formação, Cavalcante acrescentou que “a partir do momento que o estudante tem condição de treinar e esgotar as condições clínicas através de um simulador, nós temos condições de, na prática, reduzir números de intercorrências e eventos adversos”.
Ao final da cerimônia, foi descerrada a placa de inauguração do auditório da Fepecs, que passou por reforma completa. O espaço recebeu nova pintura, banheiros reformados, hall de entrada renovado, instalação de porta corta-fogo, corrimãos, aparelhos de ar-condicionado, moderno sistema de áudio e vídeo, além da substituição dos carpetes.
Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)