Menu
Saúde

Governo vê como ‘fora da curva’ crise de HIV após transplantes de órgãos no RJ

Episódio causou preocupação de técnicos do Ministério da Saúde, que compararam surpresa causada com o surgimento de endemias

Redação Jornal de Brasília

12/10/2024 10h11

17286741566709796c9b4ce 1728674156 3x2 md

Laboratório PCS-Saleme, apontado como responsável por erros em exames de pacientes de transplantes no Rio – Redes sociais

DANIELLE BRANT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O Ministério da Saúde avaliou internamente que o escândalo da contaminação por HIV de pessoas que receberam transplantes de órgãos é algo “fora da curva”, em meio ao risco de novos casos surgirem. O fato provocou grande preocupação na pasta, que buscou dar uma resposta rápida ao episódio.

Técnicos do ministério destacam como fatores que evidenciam a preocupação o fato de a ministra Nísia Trindade ter, da Itália, gravado um vídeo para esclarecer as medidas que seriam tomadas sobre o episódio.

Ela anunciou a instauração de uma auditoria para investigar o sistema de transplantes no Rio de Janeiro e verificar possíveis irregularidades na contratação do laboratório responsável pelos exames.

Um integrante do ministério destacou que o episódio provocou surpresa pela raridade e chegou a comparar o caso ao surgimento de pandemias e endemias. Isso porque o sistema de transplantes é considerado seguro, o que provocou perplexidade com o caso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado