Menu
Saúde

Governo amplia radioterapia no SUS e compra 20 ressonâncias

Ações anunciadas em São Paulo também incluem novos aceleradores lineares em outros estados e a adesão da Casa de Saúde Santa Marcelina ao programa Agora Tem Especialistas.

Redação Jornal de Brasília

23/06/2026 20h14

fc0ce5e9 6bdb 47dc acce 6e277bf8f52c

Foto: Rafael Nascimento/MS

O governo federal anunciou nesta terça-feira (23) um pacote de ações para ampliar a assistência especializada no SUS, com investimentos de R$ 182,2 milhões em medidas voltadas à oncologia e ao diagnóstico por imagem. As iniciativas incluem a entrega de aceleradores lineares em São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Piauí, a compra de 20 aparelhos de ressonância magnética e a adesão da Casa de Saúde Santa Marcelina ao programa Agora Tem Especialistas.

No Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram um acelerador linear de alta tecnologia. Segundo o ministério, o novo equipamento recebeu investimento de R$ 7,3 milhões e tem capacidade para realizar até 1.000 tratamentos radioterápicos por ano. Durante a agenda, também foi anunciada a certificação da unidade como Hospital de Ensino Nível 1.

De forma simultânea, outras cidades também receberam equipamentos para ampliar a radioterapia. Em Sinop (MT), o Hospital Santo Antônio foi contemplado com um acelerador linear viabilizado com R$ 17,5 milhões do Novo PAC Saúde. Em Fortaleza (CE), o Instituto do Câncer do Ceará – Hospital Haroldo Juaçaba recebeu um equipamento no valor de R$ 7 milhões. Já o Hospital São Marcos, em Teresina (PI), foi contemplado com investimento de R$ 15,5 milhões para a modernização da assistência radioterápica.

O ministério informou que a expansão faz parte da estratégia de descentralização da radioterapia, com foco na redução do deslocamento de pacientes e na ampliação do acesso ao tratamento. No cenário nacional, foram celebrados 155 aceleradores lineares desde 2023, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados.

Também nesta terça-feira, Lula e Padilha assinaram o contrato para a compra de 20 aparelhos de ressonância magnética, com investimento total de R$ 111,7 milhões. Os equipamentos serão distribuídos para todas as regiões do país, contemplando 15 estados.

Além disso, foi assinada a adesão da Casa de Saúde Santa Marcelina à modalidade de crédito financeiro do programa Agora Tem Especialistas. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa permite que hospitais privados e filantrópicos ofertem atendimento especializado a pacientes do SUS e usem os atendimentos realizados para abater dívidas tributárias com a União ou compensar tributos federais futuros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado