Menu
Saúde

Exames de tireoide devem ser analisados em conjunto com diversos fatores

Arquivo Geral

04/11/2015 13h52

A incidência do câncer de tireoide no Brasil aumentou em 10% nos últimos anos, mas sua mortalidade diminuiu. Os Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) revelam que o diagnóstico precoce tem ajudado muito na redução dessa taxa com o auxílio na diferenciação entre nódulos benignos e tumores malignos. Este foi o principal tema de Jantar Científico realizado na terça-feira (27/10) para endocrinologistas da comunidade médica brasiliense com palestras de especialistas do corpo clínico do laboratório Exame.

Dra. Cristina Chammas, especialista em ultrassonografia que íntegra o corpo clínico do laboratório Exame, deu dicas aos médicos presentes sobre como ler e analisar imagens de ultrassom de nódulos da tireoide. “A tecnologia nos proporcionou equipamentos de ultrassonografia cada vez mais sensíveis, que conseguem indicar nódulos de 1 a 2 milímetros na tireoide que não são  por meio de palpação, por exemplo. Mas nem sempre a presença de um nódulo indica câncer. Juntos precisamos saber avaliar melhor a imagem para evitar procedimentos invasivos, como a biópsia ou até a retirada da glândula, sem a real necessidade”, explica.

Quando o assunto é exame laboratorial, Dra. Suemi Marui, endocrinologista que íntegra o corpo clínico do Exame, falou sobre variações no resultado do TSH, exame de sangue utilizado para verificar problemas de tireoide. “O médico deve ter muito cuidado ao demandar esse exame, porque vários elementos devem ser levados em consideração como idade, hora de coleta e medicação que o paciente toma. Se não prestarmos atenção nestas questões, o resultado pode vir com oscilação”, conclui a endocrinologista e chefe de unidade hospitalar de tireoide.

O evento ocorreu na Trattoria da Rosario no Lago Sul e contou com a presença de mais de 60 pessoas. Entre os presentes, estiveram endocrinologistas renomados como a Dra. Hermelinda Pedrosa, vice-presidente da Sociedade de Diabetes do DF e os endocrinologistas Dr. Márcio Garrison Dytz e Dra. Lilian Assumpção Paes Leme. Após as palestras os médicos participaram de uma discussão para juntos pensarem nas melhores opções para o diagnóstico cada vez mais confiável de problemas da tireoide. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado