
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Ministério da Saúde, o câncer da tireoide em mulheres é o quinto mais incidente no Centro-Oeste (6/100 mil). A mesma análise indica que para cada 100 mil habitantes do Centro Oeste 18 vieram ao óbito pela diabetes. Estes são dois exemplos, entre inúmeras doenças endócrinas, que podem ser diagnosticadas pelas provas funcionais.
Dra. Amanda Cristina Ribeiro, médica clínica do laboratório Pasteur, explica que as provas funcionais são exames laboratoriais que permitem a avaliação da função de várias glândulas endócrinas. “Existem diversos exames funcionais, cada um com sua particularidade. A maioria deles exige uma coleta de sangue em jejum e novas coletas no decorrer do dia após diferentes estímulos que induzem a glândula estudada a produzir mais ou menos de alguma substância, como um hormônio, por exemplo”.
De acordo com a especialista a prova funcional mais conhecida é a curva glicêmica, utilizada no diagnóstico de diabetes. Outra grande aplicação das provas funcionais é para o diagnóstico da deficiência de crescimento em crianças com baixa estatura. “O uso de substâncias como a insulina e a clonidina, induzindo hipoglicemia e hipotensão arterial, respectivamente, deveria aumentar a secreção de hormônio de crescimento pela glândula responsável, a hipófise, localizada na parte inferior do cérebro. Quando isso não acontece, configura-se a deficiência do hormônio”, esclarece a Dra. Amanda.
Atendimento individualizado
Os exames funcionais podem causar diversas reações no corpo da pessoa, podendo levar inclusive ao mal estar do paciente. É justamente por isso que a especialista frisa a importância de uma equipe treinada e a presença de um médico para analisar qualquer efeito colateral. “No laboratório Pasteur damos um atendimento exclusivo e individualizado para cada paciente. É aí que eu entro, para acompanhar o paciente durante todo o processo do exame”, explana Dra. Amanda Cristina Ribeiro médica do laboratório Pasteur.
A médica explica que existem alguns exames com maior potencial de efeitos coletareis, como uma possível reação alérgica. “Para cada caso devo considerar diferentes fatores. Enquanto o paciente está recebendo o estímulo eu acompanho pressão e nível de algumas substâncias importantes, como a glicose. Existem situações, em que a reação ao remédio vai além do esperado, e eu preciso intervir para garantir maior conforto para o paciente”, exemplifica a médica.
Entre as medidas para garantir um procedimento mais tranquilo, Dra. Amanda também se preocupa em conversar com o paciente para explicar todo o processo. “Alguns pacientes sentem mal estar, fraqueza, e algumas medicações podem causar desconforto na garganta ou vermelhidão no rosto, por exemplo. Estamos lá para tranquilizar essas pessoas, explicar que esses efeitos colaterais podem ocorrer, que estamos ali para acompanhar qualquer dificuldade e lembrar o benefício que o resultado do exame pode trazer para a saúde dessa pessoa”, ilustra.
O laboratório Pasteur conta com até nove diferentes testes funcionais, realizados somente as quintas-feiras na nova unidade Mega em Taguatinga. De acordo com a médica, o paciente deve se informar a respeito das particularidades do exame que irá realizar pelo telefone (61) 4004-9669. “As diferentes provas vão de 30 minutos a três horas de duração e exigem o jejum prévio de 12 horas”, conclui Dra. Amanda.
Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica
O Pasteur nasceu há 39 anos em Brasília e atualmente possui mais de 20 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que tem assistência diferenciada para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local, além de funcionar à noite e no fim de semana. Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.