Menu
Saúde

Exame sensível confirma diagnóstico de glaucoma com confiança

Arquivo Geral

29/10/2015 13h46

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular, que acaba lesionando o nervo óptico. Em 80% dos casos, se não for tratado, pode evoluir para perda total da visão. Para se ter noção da preocupação em diagnosticar a patologia de forma precisa, o exame mais recomendado para indicar e confirmar a doença demora em torno de 10 horas para ser realizado. O procedimento, chamado de Exame da Curva Diária de Pressão Intraocular, avalia a pressão do olho no decorrer do dia, o que evita resultados alterados, como pode ocorrer no teste mais curto.  

Mas acalme-se! Embora demorado, o exame é primordial para a identificação e o tratamento da doença – que atinge 2% da população brasileira acima dos 40 anos (cerca de um milhão de pessoas), de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma. “O paciente precisa chegar às 8h e terá de medir a pressão do olho a cada duas horas até às 18h. É demorado assim mesmo pois se o tempo for reduzido o resultado pode não ser tão confiável”, explica o Dr. Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília.

A medida da curva identifica se a pressão intraocular sofre oscilações neste espaço de tempo. “Ele mede os valores que a pressão chega, a média durante o dia e a variação no mesmo período. De acordo com essas informações avaliamos se o paciente tem uma tendência a desenvolver o glaucoma ou podemos verificar a eficácia do tratamento, para quem já tem a doença”, conta o especialista. É bom que o paciente não tome café-da-manhã, não pratique exercícios físicos nas horas anteriores ao exame e nem faça a ingestão de café. Essas atitudes podem mudar momentaneamente a pressão intraocular levando a um diagnóstico falso. Por isso, é bom chegar calmo e descansado.

Mas e aquele aparelho que solta uma espécie de sopro nos olhos e dá o resultado instantâne, que faz parte de um check-up ocular de rotina? Dr. Tarciso explica: “Esse instrumento é chamado de tonometria de sopro, não é tão sensível quanto o usado no exame da curva (tonometria de aplanação), por isso não recomendo tomar esse diagnóstico como base. Se há a suspeita da doença, o indivíduo precisa ser encaminhado ao exame da curva para confirmar o diagnóstico”, alerta Dr. Tarciso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado