
A Zikavirose vem chamando atenção da comunidade médica e da sociedade mundial devido à epidemia e a associação do vírus com complicações como a microcefalia. Muito vem sido descoberto desde então, por isso, Dr. Alberto Chebabo, infectologista que integra o corpo clínico do laboratório Exame, esclareceu a evolução do vírus e os aspectos já definidos sobre diagnóstico e prevenção da virose para mais de 100 médicos especialistas em Jantar Científico realizado nos dias 29 e 30 de março na Trattoria da Rosario no Lago Sul.
Durante palestra Dr. Chebabo esclareceu sobre o uso de exames complementares para confirmar ou descartar o diagnóstico clinico da Zikavirose. “Como existem demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti com sintomas similares, o médico precisa confirmar ou descartar cada uma delas. Além disso, algumas vezes o quadro clínico de cada paciente é diferente, então nem sempre o diagnóstico clínico é o suficiente. Por isso indicamos a realização do exame Zika PCR, na primeira semana da doença e as sorologias IgG e IGM, a partir da segunda semana de doença”, reforça o médico.
Mil exames Zika PCR serão doados
Além de fomentar a constante troca de experiências e conhecimento entre médicos em diferentes especialidades, o laboratório Exame se preocupa com a saúde dos brasilienses. Por isso, até mil pacientes do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) serão contemplados com exames gratuitos para diagnóstico do Zika Vírus até meados de abril. Na ação, o laboratório doou 250 exames ao HRAN e a cada 50 compartilhamentos de qualquer post sobre a campanha na página do Exame no facebook, mais um exame será oferecido, podendo chegar até 1.000 exames doados.
Para mais informações sobre a campanha acesse: www.laboratorioexame.com.br/zika