Com duas vitórias obtidas nesta quinta-feira (27), Benjamin/Bruno Schmidt e Thiago/Pedro Cunha garantiram as duas primeiras vagas brasileiras nas oitavas-de-final da etapa polonesa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2010. Contabilizando uma vitória e uma derrota após o encerramento do primeiro dia da fase principal em Myslowice, Alison/Emanuel e Pedro Solberg/Harley se confrontarão em jogo eliminatório da repescagem nesta sexta (28).
Mantendo a boa regularidade que vêm apresentando desde o início do ano, Benjamin e Bruno Schmidt voltaram a mostrar força no Circuito Mundial. Com duas vitórias nas primeiras rodadas em Myslowice, os brasileiros avançaram às oitavas-de-final, onde enfrentarão os campeões olímpicos e líderes do ranking Todd Rogers e Phil Dalhausser, dos Estados Unidos.
O primeiro triunfo dos brasileiros nas areias polonesas veio diante dos estonianos Jaani e Vesik: 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/17. Na segunda partida, contra os poloneses Fijalek e Prudel e a inflamada torcida local, nova vitória brasileira, esta em três sets: 13/21, 21/15 e 15/12.
Outra dupla que vive bom momento e também passou invicta pelo primeiro dia do torneio principal na Polônia é Thiago/Pedro Cunha. Depois de iniciarem a competição no country-cota, os líderes do ranking nacional alcançaram uma série de sete vitórias consecutivas na etapa polonesa – duas no country-cota, três no qualifying e outras duas na fase principal – e agora enfrentarão os holandeses Schuil e Nummerdor nas oitavas. Os dois últimos triunfos foram obtidos nesta quinta e fizeram a dupla alcançar a marca de 50 vitórias desde a união, no começo da temporada.
“É uma marca legal, que mostra que estamos no caminho certo. Conseguimos um ritmo bom, mas o torneio em Myslowice vem sendo bem cansativo. Felizmente vencemos as duas partidas do dia, o que encurta o caminho até a final e, melhor ainda, os dois jogos foram encerrados em dois sets, o que reduz o desgaste”, analisa Cunha.
A primeira vitória veio contra os neozelandeses Lochhead e Pittman: 2 sets a 0 (21/17 e 21/14). Depois, novo triunfo também em dois sets (21/14 e 21/16), este diante dos compatriotas Pedro Solberg e Harley, que derrotaram os suíços Schnider e Gabathuler por 2 a 0 (21/15 e 21/17) na primeira rodada.
“A partida contra o Pedro e o Harley foi muito boa, principalmente na parte de imposição de jogo por nossa parte. Nossa estratégia funcionou e conseguimos manter a virada de bola eficiente por todo o jogo, então deu tudo certo”, completa Pedro.
Campeões do Circuito Mundial em 2008, Pedro e Harley sairão de um confronto verde-amarelo para outro. Os brasileiros serão os próximos adversários de Alison e Emanuel em partida da repescagem que determinará a eliminação de uma das duplas nacionais em Myslowice.
Vice-campeões do Grand Slam da Itália, na última semana, Alison e Emanuel foram para a repescagem por conta da inesperada derota por 2 sets a 1 (21/18, 18/21 e 13/15) diante dos tchecos Benes e Kubala. Na segunda rodada, a dupla se recuperou e passou pelo brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro, Martin Laciga, com a vitória por 2 sets a 0 (21/19 e 21/18).
“Não fomos bem na primeira partida e perdemos. Melhoramos contra a dupla suíça e agora vamos tentar crescer dentro da competição. É muito ruim cruzar com Pedro e Harley tão cedo, pois quem perde com isso é o Brasil, que terá uma dupla forte fora da competição antes do que deveria. Será um grande jogo e precisaremos jogar muito para vencê-los”, comenta Alison, que venceu a etapa de Myslowice em 2009, justamente ao lado de Harley.