Menu
Saúde

DF intensifica vacinação neste sábado com Dia D

A campanha de multivacinação segue no Distrito Federal com doses disponíveis em mais de cem unidades e pontos comunitários. A mobilização também reforça a proteção contra o sarampo.

Redação Jornal de Brasília

19/08/2026 16h49

fotos sandro araújo agência saúde df 03 (1)

Fotos: Divulgação

A campanha nacional de multivacinação segue em todo o Distrito Federal com o objetivo de imunizar toda a população, especialmente crianças e adolescentes. As vacinas estão disponíveis em mais de cem unidades de saúde, e a intensificação da ação está prevista para o sábado (22), no Dia D de Vacinação.

A proposta é oferecer os imunizantes previstos no calendário de rotina, que contemplam crianças, adolescentes, adultos e idosos. As doses estarão disponíveis em unidades básicas de saúde (UBSs) e em pontos comunitários distribuídos por diferentes regiões da capital. A lista completa com endereços e horários está disponível em um link divulgado pela campanha.

De acordo com a gerente da Rede de Frio do DF, Tereza Luiza Pereira, a mobilização busca ampliar a atualização vacinal de toda a família. “Estamos no período da campanha para crianças e adolescentes, mas também queremos aproveitar para fazer a atualização vacinal de toda a família. As doses estão disponíveis ao longo deste mês. No Dia D, ampliaremos os locais de atendimento e a busca ativa”, afirmou.fotos sandro araújo agência saúde df 02 (2)fotos sandro araújo agência saúde df 02 (2)

A campanha também reforça a proteção contra o sarampo. Os casos registrados neste ano em São Paulo acenderam um alerta para a prevenção da doença no país, embora o Distrito Federal ainda não tenha notificado ocorrências. No DF, a dose contra o sarampo é indicada para bebês de 12 a 15 meses. Para famílias que vão para São Paulo, a rede pública aplica a dose zero em bebês de 6 a 11 meses, estratégia voltada a ampliar a proteção dos mais vulneráveis.

A orientação para adultos é de duas doses para quem tem até 29 anos, dose única entre 30 e 59 anos, e não há indicação do imunizante para pessoas com mais de 60 anos. Para quem não sabe se está vacinado, a recomendação é procurar uma UBS com documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de perda do cartão, a equipe de saúde pode consultar os sistemas digitais para recuperar o histórico. Se houver doses atrasadas, o esquema não é reiniciado, apenas continuado do ponto em que parou.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado