Menu
Saúde

Dependência química é uma doença?

Jornal de Brasília

17/05/2021 15h06

Algumas substâncias são responsáveis por alterar o comportamento de um indivíduo e a forma como ele vê o mundo e as pessoas. O uso de drogas não é nada novo na sociedade — no início das civilizações, numa época em que clínicas de reabilitação não existiam, há citações de seu consumo por razões religiosas e medicinais. 

A dependência química, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença, consiste no uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que agem principalmente no sistema nervoso central. Por consequência, alterando o comportamento do indivíduo e gerando impulsos recorrentes para voltar a fazer uso da droga. 

Selecionamos abaixo alguns fatores para te ajudar a entender sobre a dependência de substâncias. Veja abaixo. 

O que causa dependência química?

Não existem causas concretas que levam uma pessoa a se tornar um dependente químico. Geralmente, o abuso de substâncias ocorre por uma junção de aspectos biológicos, sociais e psicológicos. 

Busca por aceitação social, traumas na infância, transtornos como depressão, ansiedade e influências sociais podem ser fatores que influenciam ou facilitam o uso de drogas. 

Quais são os tipos de dependência química?

Os tipos de dependência química são caracterizados pela substância administrada pelos dependentes. 

Elas podem ser substâncias ilícitas estimulantes, como crack, cocaína e anfetamina; substâncias lícitas, como álcool e nicotina; opioide, dada pelo uso de heroína e alucinógenas, como LSD, MD e ecstasy. O abuso de medicamentos e repositores hormonais também são definidos como categorias de dependência. 

Cada tipo possui suas especificidades, tratadas em clínicas de reabilitação em Goiás e em outras regiões do país. 

Quais são os principais sintomas de um dependente químico?

Nem sempre é fácil identificar os sintomas de uma dependência. Isso porque os sintomas apresentados variam conforme uma série de fatores: a substância utilizada, a dosagem, como foi administrada, a resposta do organismo e outros. 

Todavia, é possível notar alguns sintomas mais comuns, independente da droga administrada. 

Mudanças comportamentais (variando de severa irritabilidade até momentos de depressão) e manifestações fisiológicas (como fadiga, náusea, vômito, dependendo da droga manuseada) são alguns dos primeiros sintomas a serem observados. 

Por ser um transtorno psiquiátrico, a dependência química também altera a percepção e capacidade de raciocínio dos indivíduos, desencadeando sintomas como isolamento social, problemas financeiros e total descaso com a rotina pessoal e outras responsabilidades. 

Dependência química tem cura?

A dependência química por substâncias proativas é definida como crônica, progressiva e incurável. No entanto, o tratamento é possível em clínicas de reabilitação em Anápolis, por exemplo. 

Por ser uma doença crônica, o paciente deve ter acompanhamento durante todo o tratamento, especialmente no primeiro ano, e ele pode variar conforme seu quadro clínico. 

Hoje existem diversas formas de tratamento, realizado em clínicas por equipes multidisciplinares, especializadas em receber e tratar os pacientes conforme suas necessidades. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado