Menu
Saúde

De olho no Mundial, seleção masculina volta aos treinos

Arquivo Geral

02/08/2010 17h13

Foi somente de uma semana a folga da seleção masculina de vôlei, eneacampeã da Liga Mundial. Nesta segunda-feira, os jogadores se reapresentam no Centro de Treinamento de Saquarema (RJ) para iniciar os trabalhos visando o Campeonato Mundial. A disputa só é realizada de quatro em quatro anos e em 2010 está programada para entre 25 de setembro e 10 de outubro, na Itália.

 

Dos 19 atletas relacionados para a Liga, Maurício, Sandro e Escadinha ficarão fora da preparação. Em recuperação de uma cirurgia para retirada de uma hérnia, o líbero será substituído por Alan, enquanto o atacante e o levantador não ganharão substitutos, já que o técnico Bernardinho preferiu trabalhar com 17 jogadores.

 

“A Liga Mundial valeu como preparação, mas não vamos nos iludir que vai ser assim no Mundial”, avaliou o ponteiro Murilo, MVP da competição encerrada no dia 25, em Córdoba (Argentina). “O Mundial tem uma fórmula de disputa diferente da Liga, onde você pode até perder alguns jogos, mas ainda chega na semi e consegue ganhar. Será mais complicado”, lembrou.

 

No Mundial, as 24 seleções classificadas foram inicialmente divididas em seis grupos de quatro times cada. Todos jogam contra todos dentro de cada chave e os três melhores passam para a segunda etapa, na qual serão agrupadas em seis grupos de três equipes, onde as duas melhores avançam para a terceira rodada. Os 12 sobreviventes são distribuídos em quatro grupos de três, onde somente os quatro líderes se classificam para a semifinal.

 

De acordo com o levantador Bruno, a Liga Mundial não foi uma preparação para o torneio mais importante da temporada. “O objetivo maior de 2010 com certeza é o Mundial, mas a gente não consegue entrar em nenhuma competição para fazer teste ou para se preparar para uma outra disputa: entramos para vencer sempre. É a alma do brasileiro. Qualquer campeonato que entramos, entramos para ganhar, seja Liga Mundial, Sul-americano ou torneio do bairro”, avisou.

 

Antes do Mundial, o Brasil disputará partidas amistosas contra a Polônia, na casa do adversário e também em território nacional, mais precisamente em Curitiba, nos dias 2, 4 e 5 de setembro. Uma ótima oportunidade para evoluir, avalia o jogador, que perdeu a titularidade na fase final da Liga.

 

“Ainda temos um tempo para trabalhar e o mais importante que eu vejo é que a equipe ainda pode evoluir. É isso que nos deixa ainda mais esperançosos: se vencemos a Liga com altos e baixos, temos tudo para continuar entre os primeiros”, analisou Bruno.

 

Para Murilo, os principais rivais na luta pelo tricampeonato mundial seguirão os mesmos. “Na minha opinião, o Mundial não vai fugir muito das seleções que estavam nas finais da Liga (Rússia, Cuba, Sérvia e Itália). Pode-se incluir aí Bulgária e Polônia, mas não vai fugir muito disso”, acredita.

 

Jogadores


Os jogadores com quem Bernardinho irá trabalhar nesta fase dos treinamentos são Bruno e Marlon (levantadores); Leandro Vissotto, João Paulo Tavares, Théo e Wallace (opostos); Dante, Giba, João Paulo Bravo, Murilo Endres e Thiago Alves (ponteiros); Rodrigão, Lucão, Sidão e Éder (centrais), além dos líberos Mário Jr. e Alan.

 

Cotado para a seleção, o levantador Ricardinho ficou de fora. Ex-capitão, ele não defende a seleção desde o corte às vésperas do Pan-2007, quando brigou com o técnico Bernardinho. O treinador, porém, não descarta a possibilidade de chamá-lo nos próximos dias e, inclusive, incluí-lo entre os 14 que jogarão o Mundial.

A estreia do Brasil está programada para o dia 25 de setembro, contra a Tunísia, em Verona. No dia 26 será a vez de enfrentar a Espanha e no dia 27, o adversário é Cuba.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado