Menu
Saúde

Como aumentar a resistência do seu organismo?

Arquivo Geral

20/07/2015 11h35

Em época de temperaturas mais amenas, muitos atribuem o aumento da incidência de doenças ao enfraquecimento do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. No entanto, para o Dr. Alberto Chebabo, especialista em infectologia que integra o corpo clínico do Pasteur, a mudança de temperatura não é um fator determinante para a queda da imunidade.

De acordo com o médico, as pessoas estão mais suscetíveis às doenças durante o inverno devido ao maior contato com infectados e permanência em locais fechados. “Entretanto, se o indivíduo estiver com seu sistema imunológico saudável, terá mais chances de combater as ameaças, como vírus e bactérias transmissoras das enfermidades”, explica.

O especialista lista herpes, otites, infecções, gripes, resfriados e abcessos (acúmulo de pus provocado por infecções bacterianas) como alguns dos problemas que podem aparecer com maior frequência. “Um dos principais sintomas de baixa no sistema imunológico é a dificuldade para se recuperar de complicações. Outros sintomas como cansaço, queda de cabelo e problemas de pele podem ser sinais de alerta. Se um ou mais desses indícios se manifestar, um médico deve ser consultado para avaliação”, reforça.

O especialista indica alguns cuidados básicos, independentemente da estação do ano, para manter o sistema imunológico saudável:

– O estresse pode contribuir para o enfraquecimento do sistema imunológico?

Quando a pessoa passa por situações de estresse, o organismo produz corticosteroides, hormônios que têm ação imunossupressora. Por isso, é importante deixar o nervosismo de lado e incluir as atividades físicas no dia a dia, já que elas ajudam a liberar a tensão acumulada.

– Dormir mal prejudica a imunidade?

O sono é fundamental para diminuir os níveis de estresse do organismo. Sem ele, ficamos mais suscetíveis às doenças. Para adultos, recomenda-se de sete a oito horas de sono diárias.

– A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico?

Se for consumida isoladamente, sem o balanceamento de outros nutrientes, não será de muita valia. Para aumentar a imunidade, tenha uma dieta equilibrada e procure consumir alimentos ricos em zinco (presente em castanhas, cogumelos e grãos), vitamina A (presente na cenoura, milho e abóbora) e vitamina E (presente em grãos, como o milho e a canola).

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado