Após uma longa primeira fase encerrada no último final de semana, a Superliga Masculina de Vôlei 2009/2010 entrará na reta decisiva nesta quarta-feira (07) com a primeira rodada da série melhor de três das quartas-de-final, com quatro partidas movimentando as quadras brasileiras.
As 19 horas, o Sesi-SP jogará contra o Pinheiros/Sky no ginásio Sesi Vila Leopoldina. No mesmo horário, o Montes Claros/Funadem receberá o Brasil Vôlei Clube/São Bernardo no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG).
Às 20 horas, a Cimed/Malwee enfrentará a Fátima/Medquímica/UCS/SPFC/Caxias do Sul (RS), no Capoeirão, em Florianópolis (SC). A rodada será completada na quinta (08), quando acontecerá o clássico mineiro entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas. A partida será disputada no ginásio Poliesportivo da cidade de Itabira (MG), às 19h30.
Antes do mineiro, será a vez do clássico paulista. Sesi-SP e Pinheiros/Sky prometem um bom duelo nestas quartas-de-final da Superliga. Frente a frente estarão os dois melhores bloqueios da competição. O Sesi-SP lidera as estatísticas neste fundamento com 22,46% de eficiência e 340 pontos marcados. Já o Pinheiros/Sky é vice-líder com 21,24% e 322 acertos.
“Será um jogo muito equilibrado e que ultrapassa as qualidades técnicas e táticas. O poder de ataque deles é grande, mas estamos vindo de bons momentos na competição e muito a fim de jogar. Temos que dar o nosso melhor”, afirmou o técnico do Sesi-SP, o bicampeão olímpico Giovane Gavio.
Fora das quartas, Marlon dá força aos companheiros – Durante a última partida do Brasil Vôlei Clube no returno da fase classificatória, o levantador Marlon fraturou o quarto metacarpo do dedo anelar direito e não poderá jogar. Antes da viagem do time para Montes Claros, porém, o levantador fez questão de dar uma palavra de apoio a todo o grupo.
“O Marlon conversou com os rapazes, deu força ao grupo, principalmente aos levantadores”, disse o técnico do Brasil Vôlei Clube, Rubinho. “Ele estava em um bom momento. Vai fazer falta pela experiência e pelo espírito de liderança. O Marlon é o nosso capitão”, comentou Rubinho.
Na fase classificatória, cada equipe venceu um jogo. “Sem dúvida essa é a Superliga mais complexa, a mais difícil de todos os tempos. Jogar contra o Montes Claros não vai ser fácil, mas também seria assim diante de qualquer outra equipe”, completou o técnico do Brasil Vôlei Clube, que também ainda não sabe se poderá contar com a presença do líbero Serginho, com dores lombares.
Líderes nas estatísticas – De acordo com as estatísticas da Superliga, as duas equipes são as melhores sacadoras da competição. Montes Claros/Funadem está em primeiro lugar com 5,32% de eficiência e marcou 152 pontos. Já o Brasil Vôlei Clube, em segundo lugar, tem 5,18% e 142 acertos. No ataque, o Montes Claros/Funadem é o vice-lider, com 36,55% de aproveitamento, e o Brasil Vôlei Clube é o sétimo colocado (33,50%). No bloqueio, o time mineiro está na décima posição (18,91%) e a equipe paulista na 14ª (18,33%).
Individualmente, Lorena, do Montes Claros/Funadem é o maior pontuador após o turno e returno da fase classificatória, com 573 pontos. Pelo Brasil Vôlei Clube, o destaque é Raphael, com 410 acertos, na oitava posição.
Saque é a arma da Fátima/Medquímica/UCS/SPFC/Caxias do Sul – Em Florianópolis, o Caxias do Sul também sabe das dificuldades que terá no jogo com a Cimed/Malwee. “Sabemos que não será nada fácil, mas estamos preparados para isso. Não chegamos até aqui para nos esquivar dessa responsabilidade”, garantiu o técnico do time gaúcho, Jorge Schmidt. “O saque será uma arma fundamental, principalmente, diante de um adversário que erra bem pouco”, ressaltou o treinador.
O Caxias terminou a fase classificatória na oitava colocação e a Cimed/Malwee na primeira. Nas estatísticas da competição, a equipe gaúcha está em oitavo lugar no ataque (32,19%) e no saque (4,68%), e em quarto no bloqueio (20,13%). Já o time catarinense é o terceiro colocado no ataque (36,24%) e no bloqueio (20,57%) e quarto no saque (4,95%).
Confira a tabela da série melhor de três das quartas de final da Superliga:
PRIMEIRA RODADA
07/04, quarta-feira
19h00 – Sesi-SP x Pinheiros/Sky – Ginásio Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
19h00 – Montes Claros/Funadem x Brasil Vôlei Clube – Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
20h00 – Cimed/Malwee x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC/Caxias do Sul – Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
08/04, quinta-feira
19h30 – Sada/Cruzeiro x Vivo/Minas – Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG)
SEGUNDA RODADA
10/04, sábado
13h15 – Brasil Vôlei Clube x Montes Claros/Funadem – Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)
15h00 – Pinheiros/Sky x Sesi-SP – Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP)
11/04, domingo
12h00 – Fátima/Medquímica/UCS/SPFC/Caxias do Sul x Cimed/Malwee, às 12h, no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS)
20h00 – Vivo/Minas x Sada/Cruzeiro – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
TERCEIRA RODADA (se necessária)
13/04, terça-feira
18h30 – Montes Claros/Funadem x Brasil Vôlei Clube – Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
18h30 – Sada/Cruzeiro x Vivo/Minas – Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG)
20h30 – Cimed/Malwee x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC/Caxias do Sul – Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
20h30 – Sesi-SP x Pinheiros/Sky – Ginásio Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)