Menu
Saúde

Centro especializado em saúde da mulher faz mais de 15 mil procedimentos no primeiro semestre

Localizado na Asa Sul, o Cesmu atende gestantes de risco, pacientes com câncer e mulheres vítimas de violência encaminhadas pelas UBSs, com mais de 15 mil procedimentos realizados em 2024

Redação Jornal de Brasília

28/07/2025 14h30

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

O Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), localizado na entrequadra 514/515 da Asa Sul, se consolida como referência no acolhimento e atendimento de mulheres em situações de vulnerabilidade clínica. Voltado exclusivamente para o público feminino, o centro recebe pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal, com foco em gestantes de risco intermediário, mulheres com histórico de câncer e vítimas de violência que já tenham passado por atendimento emergencial.

Em 2024, o Cesmu já realizou mais de 15 mil procedimentos até o início de julho — parte dos mais de 45 mil registrados ao longo do ano anterior, conforme dados do Portal InfoSaúde-DF. As especialidades mais procuradas são ginecologia geral, com mais de 2 mil atendimentos no primeiro semestre, e mastologia, com mais de 800.

Entre as pacientes atendidas está Leila Angélica Soares, de 40 anos, moradora do Cruzeiro. Encaminhada ao Cesmu por conta de uma gestação de alto risco, ela relata a qualidade do acolhimento recebido. “Estou achando maravilhoso o atendimento. Desde a portaria, recepção, todo mundo”, conta. Durante os exames, Leila descobriu um nódulo suspeito no colo do útero e agora será acompanhada por uma oncologista da unidade. “Aqui faço os exames, faço tudo”, diz.

A gerente do Cesmu, Carla Camilo, reforça que o atendimento é integral e regulado. “A porta de entrada é a UBS. Principalmente mulheres que têm ou tiveram câncer são encaminhadas para cá. Quando chegam, são acolhidas por um profissional de enfermagem, que identifica as necessidades específicas da paciente”, explica.

Além de ginecologia e mastologia, a unidade oferece serviços em homeopatia, acupuntura, dermatologia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia e enfermagem. Ao todo, são 12 consultórios, além de salas para exames, acolhimento e procedimentos. O Cesmu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. A farmácia da unidade atende das 8h às 12h e das 13h às 17h. O serviço não funciona em feriados.

Com informações da Secretaria de Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado