As estrelas do vôlei brasileiro estarão neste final de semana em Belém (PA), cidade que recebe a quinta etapa do Desafio de Vôlei 2010. As equipes do vôlei de praia e do vôlei de quadra medirão forças a partir das 20h deste sábado, no ginásio João Paulo II, o Abacatão.
No Desafio, atletas das duas modalidades do esporte são divididos em duas equipes com quatro jogadores cada. A bola utilizada é a do vôlei de praia e o tamanho da quadra é o mesmo de uma competição indoor. O jogo é disputado em melhor de cinco sets numa quadra de areia montada dentro de um ginásio. Caso haja empate, haverá um tie-break de 15 pontos.
Verdadeiras estrelas do vôlei brasileiro se apresentarão para o púbico paraense. A equipe do vôlei de quadra, que jogará com uniformes azuis, contará com a presença de dois campeões olímpicos: Marcelo Negrão, ouro em 1992, e Nalbert, vencedor dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A equipe será reforçada por dois atletas de vôlei de praia: o paraense Jan, vice-campeão dos Jogos da Lusofonia em 2009, e Fernandão, grande revelação das areias brasileiras.
Do outro lado da rede, três campeões mundiais de vôlei de praia equilibram a disputa para o time de uniformes amarelos. Bicampeão do Circuito Mundial, em 1993 e 1995, o cearense Franco é nome certo no Desafio. Em Belém, ele terá a companhia de Pará, campeão mundial em 1997, de Harley, melhor jogador de vôlei de praia do mundo em 2008 e 2009 e campeão do Circuito Mundial, e do estreante Fred, Rei da Praia em 2000.
Em Belém, a equipe da quadra tentará dar fim à hegemonia da equipe da praia, que venceu os quatro duelos realizados nesta temporada.