A comissão especial da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil, se reúne nesta terça-feira (24), às 14h30, no plenário 10, para debater a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
A audiência pública atende a um pedido do deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que destacou a importância da legislação instituída pela Lei 14.758/23. Essa política resulta de mobilizações do Parlamento e da sociedade civil, com o objetivo de reduzir a incidência, a mortalidade e as incapacidades decorrentes da doença.
“A prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores remédios contra a doença”, afirmou o deputado. Ele enfatizou a urgência de conhecer as medidas adotadas para aplicar efetivamente a política aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No encontro, serão ouvidos representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que prestarão informações sobre as ações em curso para promover o bem-estar da população por meio de prevenção e diagnóstico precoce.