Começa nesta terça-feira para as duplas brasileiras o Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial de vôlei de praia. Segundo etapa Grand Slam da temporada, o torneio russo contará com a participação de 11 duplas do Brasil. Destas, três estarão em ação no primeiro dia de jogos, que terá o country-cota masculino e o qualifying feminino.
Entre os homens, o country-cota brasileiro, estágio da competição em que duplas do mesmo país lutam por uma vaga no qualifying, é o destaque da programação. Uma única partida, reunindo Thiago/Pedro Cunha e Márcio/Ricardo, definirá a parceria classificada ao quali de quarta.
Na etapa da Polônia, realizada há duas semanas, o confronto entre Thiago/Pedro e Márcio/Ricardo também decidiu a vaga brasileira no qualifying. Na ocasião, Thiago e Pedro venceram por 2 set a 1 e ficaram com a vaga.
Após uma semana de pausa no Circuito Mundial, as duplas brasileiras retomam a disputa com força total na etapa russa.
“Foi importante termos tido essa semana de descanso. Aproveitamos inclusive para voltar ao Brasil para recarregar as energias. Mas agora estamos perto da pontuação necessária para entrar no ranking e precisaremos ir com força total nesta etapa. Já sabíamos que enfrentaríamos Márcio e Ricardo novamente e que isso pode se repetir por algum tempo, então nos preparamos bem para este confronto”, avalia Pedro Cunha.
Juntos há apenas três etapas, os medalhistas olímpicos Márcio e Ricardo aproveitaram a parada para aprimorar o entrosamento.
“Descansamos um pouco, mas também treinamos muito, pois ainda temos algumas coisas a ajustar. O jogo com Thiago e Pedro será complicado, afinal eles estão entrosados e vem jogando muito bem. Mas sabemos da nossa força e lutaremos pela vitória”, afirma Márcio.
Quatro duplas nacionais estão asseguradas no torneio principal e estrearão no Grand Slam russo na quinta-feira: Alison/Emanuel, Pedro Solberg/Harley, Benjamin/Bruno Schmidt e Fábio Luiz/Bruno, dupla que foi convidada pela organização da competição. A final masculina acontecerá na próxima segunda, feriado na capital russa.
No feminino, a terça-feira será destinada ao qualifying. A paraense Vivian e a cearense Taiana serão as representantes brasileiras neste estágio da competição. A dupla lutará por uma das oito vagas em jogo com 32 duplas de outros países.
“Ainda estamos ganhando conjunto, mas vamos buscar esta vaga no torneio principal. Ela esteve perto em Roma, mas acabamos deixando escapar. Desta vez não precisamos jogar o country-cota, que é um verdadeiro campeonato à parte, e entraremos menos desgastadas e com menos pressão”, aposta Taiana.
Se passarem pelo qualifying, Taiana e Vivian chegarão ao torneio principal, onde, a partir de quarta-feira, se juntarão a Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Maria Clara/Carolina e Ângela/Val na luta pelo título feminino do Grand Slam russo. A decisão do torneio feminino está marcada para domingo.