As duplas brasileiras tiveram desempenho praticamente perfeito nesta quinta-feira (27), primeiro dia do torneio principal da etapa de Seul do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com sete vitórias em oito partidas disputadas, o Brasil classificou Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Ângela/Val às oitavas-de-final do torneio sul-coreano. A única exceção ficou por conta de Maria Clara/Carolina, que perdeu um dos dois jogos do dia e vai à repescagem da quarta etapa da temporada internacional.
Atuais campeãs da etapa sul-coreana, Talita e Maria Elisa iniciaram a luta pelo bicampeonato em Seul de maneira tranquila. Com duas vitórias sem perder sets, as brasileiras garantiram a vaga nas oitavas-de-final sem sustos.
Na estreia, Talita e Maria Elisa derrotaram as japonesas Asao e Kusano por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/17. Na segunda rodada, as atuais campeãs do Circuito Brasileiro passaram por Kuhn/Zumkehr, da Suíça, também sem perder sets: 21/15 e 21/18. Nas oitavas, a dupla realizará o primeiro duelo brasileiro do torneio principal em Seul contra Ângela e Val.
“A dupla japonesa está em um nível abaixo do que costumamos encontrar no Circuito Mundial e não tivemos maiores problemas. Já as suíças formam um time forte e tivemos que jogar bem para vencê-las. Esperamos um jogo complicado contra a Ângela e a Val. Elas foram muito bem nas duas primeiras rodadas”, observa Talita.
Vindas do country-cota, as próximas rivais de Talita e Maria Elisa saíram-se bem contra adversárias fortes e também não perderam sets no primeiro dia da fase principal em Seul. Na primeira rodada, Ângela e Val bateram as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom por 2 a 0 (21/18 e 22/20). Na sequência, derrotaram as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig também em dois sets: 21/12 e 21/18.
“É muito importante avançarmos na competição, pois iniciamos todos os torneios no country-cota e precisamos somar pontos. Vencer cinco partidas em três dias contra adversárias de alto nível é muito bom para nossa dupla”, acredita Val, terceira colocada na etapa sul-coreana em 2009, quando jogava com Renata.
Atuais campeãs do Circuito Mundial, Juliana e Larissa também não tiveram muito trabalho para garantir o acesso às oitavas-de-final do torneio sul-coreano. Primeiro, derrotaram as desconhecidas Kou e Chang, da China Taipei, por 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/19.
Depois, passaram pelas austríacas Sara Montagnolli e Barbara Hansel com duplo 21/14. Na rodada das oitavas, a dupla brasileira jogará contra as mexicanas Bibiana Candelas e Mayra Garcia.
A dupla do México foi a responsável pelo único revés brasileiro na primeira fase em Seul ao derrotar as irmãs Maria Clara e Carolina por 2 sets a 1 (21/15, 18/21 e 15/12) na rodada de abertura do torneio principal.
As brasileiras se recuperaram na segunda partida e atropelaram as locais Han e Kor, vencendo por 2 sets a 0 (21/7 e 21/6). Na repescagem, em partida de vida ou morte, as brasileiras jogarão contra as alemãs Banck e Günther.
“A derrota foi ruim, mas tudo pode voltar ao normal se vencermos o próximo jogo. Temos que manter o foco em uma partida de cada vez. O jogo contra as alemãs deverá ser chato, já que não jogamos contra elas há muito tempo, mas temos condições de passar”, analisa Maria Clara