Em uma partida emocionante e disputada, o Brasil mostrou porque é considerada a melhor equipe do mundo atualmente. Muito concentrada e consistente, a seleção calou o ginásio romano e derrotou a Itália por 3 sets a 1, parciais 25/15, 25/22, 23/25 e 25/17. Na final, será a vez de reencontrar Cuba, em busca da revanche, para levantar o terceiro troféu seguido do Mundial.
Com um início de partida impecável, a equipe verde-amarela contou com uma atuação inspirada de Vissotto – maior pontuador com 24 pontos – e conseguiu superar, além da pressão italiana, os erros de arbitragem a favor dos rivais. Mesmo com momentos de instabilidade no terceiro set e Bruninho machucado, a seleção brasileira avançou para a final do polêmico Mundial.
O jogo – O Brasil começou a partida com seus titulares: Bruninho, Murilo, Dante, Leandro Vissotto, Rodrigão e Lucão. O time brasileiro foi bastante consistente no primeiro set, com a recepção funcionando com Mário Jr., uma boa distribuição de Bruninho e uma atuação excepcional dos atacantes, com um Vissotto inspiradíssimo e 100% de aproveitamento no ataque.
Desestabilizada, a Itália ficou apática no desenvolver da parcial, tentando, sem sucesso, uma boa recepção frente ao forte serviço brasileiro. Funcionando em todos os fundamentos, o Brasil fechou o primeiro set, calando o ginásio romano, com um ataque fulminante de Lucão no meio da quadra, com 25/15.
No segundo set, o quadro mudou. A Itália acordou para a partida e, contando com a torcida e também com os erros da arbitragem, complicou o jogo para o Brasil, que caiu no rendimento do contra-ataque. No meio da parcial, Bruninho reclamou de dores no tornozelo esquerdo e deixou a quadra mancando, preocupando a comissão técnica brasileira. Com Marlon jogando, a seleção recuperou a calma e encostou no placar. Depois de uma boa passagem de Lucão no saque, o Brasil abriu 2 a 0.
Com Bruninho machucado, o Brasil entrou em quadra com Marlon, enquanto a Itália veio para o tudo ou nada. A equipe brasileira perdeu um pouco da concentração na recepção, principalmente por causa dos erros da arbitragem, tendo dificuldades em armar um bom contra-ataque. Sem uma grande atuação no bloqueio, apenas quatro nos três sets, o Brasil sofreu para parar Fei, que apareceu na partida na parcial decisiva. Dante e Murilo caíram no desempenho, mas Vissotto manteve a boa atuação.
No momento decisivo da partida, com 20 a 17 para a Itália, Bernardinho optou por trazer Bruninho e Theo para aumentar o bloqueio brasileiro, trazendo a equipe de volta para o jogo. Mesmo perdendo por 21 a 23, uma boa passagem de Marlon no saque fez com que o Brasil encostasse no placar, mas a Itália fechou o set, diminuindo a vantagem brasileira, em 25/23.
No quarto set, o Brasil começou forte e bloqueando Fei, abrindo 7 a 4 no placar. Mesmo com mais erros da arbitragem a favor dos italianos, o Brasil manteve a concentração e a vantagem. Com uma atuação consistente de Vissotto, virando todos os ataques, a seleção brasileira abriu a maior vantagem do set, com 17 a 10. Mais tranquila, a equipe de Bernardinho calou a torcida italiana e fechou a partida com 25/17.