Em mais uma atuação irrepreensível para abafar as críticas, a seleção brasileira masculina de vôlei entrou em quadra contra a Alemanha pelo Campeonato Mundial e venceu com facilidade por 3 sets a 0, em parciais de 25/17, 25/20 e 25/19, em uma hora e 25 minutos de partida.
Agora, os comandados do técnico Bernardinho garantiram vaga na semifinal da competição, que tem a Sérvia como única seleção já classificada para a mesma fase. Itália e Cuba são as favoritas para as outras vagas.
O jogo – O Brasil começou acertando suas bolas e atuando com grande superioridade, mantendo-se sempre à frente no placar tanto no primeiro tempo técnico em 8 a 4 quanto no segundo com 16 a 9. As duas equipes seguiram regulares, e a diferença persistiu até o encerramento do set em 25/17.
No segundo set, o time alemão tentou uma leve reação, ao iniciar a parcial bastante próxima no placar, chegando a empatar em 3 a 3, e sem manter uma diferença maior que dois pontos. A melhora brasileira só veio após o segundo tempo técnico, em boas atuações de Dante – que marcou o 200º ponto em Mundiais – e Vissotto, que praticamente não errou no jogo ofensivo, e fez o time abrir cinco pontos para fechar o set em 25/20.
No terceiro set, os brasileiros entraram mais controlados em quadra, dada a superioridade dos sets anteriores. Após boa atuação de Murilo e Vissotto, pontuadores do jogo, o time relaxou e os alemães souberam aproveitar o momento de desatenção brasileira – que durou até 12 a 11, com pedido de tempo do técnico Bernardinho, mais tranquilo que o costume.
Na volta à quadra, no entanto, Vissotto se destacou ainda mais e foi praticamente imparável pela defesa alemã. Murilo, Dante e Rodrigão também estriveram regulares, e fizeram o time retomar a vantagem de quatro pontos em 20 a 16, para novo pedido de tempo do técnico alemão. O tempo, no entanto, de nada adiantou e o Brasil fechou a terceira parcial por 25 a 19, em partida tranquila dos jogadores brasileiros.
Agora, o Brasil poderá enfrentar a Itália – que joga ainda hoje, e tem grandes chances de classificação após bater os Estados Unidos na última rodada. Os italianos precisam vencer a França às 16 horas para garantir a vaga na semifinal.