A bagagem do voo de volta da seleção brasileira feminina de vôlei será composta apenas pelas malas pertencentes às atletas e pelas medalhas de prata: depois de perder o título mundial para a Rússia, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães também não ganhou nenhuma premiação individual da disputa.
Apesar de boas atuações de algumas atletas brasileiras durante o torneio e de o time só ter perdido a invencibilidade na final, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) usa as estatísticas para fazer sua premiação – isso mesmo com cada seleção enfrentando diferentes adversários. E os números não tinham nenhuma brasileira no topo.
Quem chegou mais perto foi a central Thaísa, terceira melhor bloqueadora, seguida por Fabiana. A mais eficiente no fundamento, porém, foi a alemã Christiane Furst. Jaqueline, por sua vez, também se destacou e ficou em quarto no quesito recepção, vencido pela norte-americana Logan Tom.
Mesma posição ficou Fabi na defesa, cuja premiação foi dada para a líbero norte-americana Stacy Sykora. Até a China, que ficou em um vexatório décimo lugar, teve sua premiada: a levantadora Wei.
Mais importante premiação individual, o MVP (Most Valuable Player – Jogador Mias Valioso) ficou com a russa Gamova, que marcou nada menos que 35 pontos na final contra o Brasil.
Confira todas as premiações individuais do Mundial:
Melhor Levantadora: Qiuyue Wei (China) – Melhor brasileira: Fabíola, em sétimo
Melhor Pontuadora: Neslihan Darnel (Turquia) – Melhor brasileira: Sheilla, em oitavo
Melhor Atacante: Tatiana Kosheleva (Rússia) – Melhor brasileira: Sheilla, em sexto
Melhor Bloqueadora: Christiane Furst (Alemanha) – Melhor brasileira: Thaísa, em terceiro
Melhor Saque: Maret Grothues (Holanda) – Melhor brasileira: Fabíola, em 16º
Melhor Defensora: Sykora Stacy – Melhor brasileira: Fabi, em quarto
Melhor Recepção: Logan Tom (Estados Unidos) – Melhor brasileira: Jaqueline, em quarto
Melhor Líbero: Stacy Sykora (Estados Unidos) – Melhor brasileira: Fabi, em sexto
MVP: Ekaterina Gamova (Rússia)