Menu
Saúde

Botucatu inicia vacinação em massa contra dengue neste domingo

A campanha, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, avaliará a efetividade da vacina Butantan-DV em voluntários e na população entre 15 e 59 anos.

Redação Jornal de Brasília

15/01/2026 15h38

interna dengue aprovada 1 (1)

Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Neste domingo (18), a Prefeitura de Botucatu, no interior de São Paulo, inicia uma campanha de vacinação em massa contra a dengue. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde, pela Prefeitura local, pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e pelo Instituto Butantan, com o objetivo de analisar a efetividade da vacina Butantan-DV na vida real.

A Butantan-DV, aprovada pela Anvisa, é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. Desenvolvida com tecnologia de vírus vivo atenuado em parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacina protege contra os quatro sorotipos da doença. Estudos clínicos entre 2016 e 2024, envolvendo mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros, demonstraram eficácia de cerca de 75% contra casos gerais de dengue, superior a 91% contra formas graves e 100% contra hospitalizações.

Inicialmente, a vacinação será aplicada em voluntários dos testes clínicos e na população de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Em seguida, profissionais da atenção primária serão imunizados. À medida que mais doses forem produzidas pelo Instituto Butantan, o Ministério da Saúde planeja estender a campanha ao público geral, com expectativa de entregar 30 milhões de doses até o segundo semestre de 2026.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação começará por adultos de até 59 anos, avançando gradualmente até jovens de 15 anos. Em Botucatu, a meta é imunizar 90% da população nessa faixa etária, o que representa cerca de 80 mil pessoas. Essa é a segunda vez que a cidade participa de uma vacinação em massa para avaliar efetividade de vacinas, após a experiência com a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz contra a covid-19.

Para facilitar o atendimento, todas as Unidades Básicas de Saúde e o Espaço Saúde de Botucatu estarão abertos das 8h às 17h, totalizando 28 postos de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que pessoas de 35 a 59 anos se dirijam aos locais pela manhã, enquanto as de 15 a 34 anos compareçam à tarde, para evitar filas. É necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causa sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, manchas na pele, coceira e náuseas. A prevenção principal envolve o combate ao vetor, eliminando água parada em recipientes como pratos de plantas e pneus velhos.

*Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado