Menu
Saúde

Bebês internados no Hospital Regional de Santa Maria ganham ensaio fotográfico

Com decoração temática, comidas típicas e ensaio fotográfico, evento reúne famílias e profissionais para celebrar o cuidado humanizado com recém-nascidos prematuros

Redação Jornal de Brasília

17/07/2025 17h51

Foto: Divulgação/IgesDF

Foto: Divulgação/IgesDF

O clima de festa junina tomou conta da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nesta quarta-feira (16), com a realização do tradicional arraiá, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A celebração reuniu funcionários e famílias em momentos de descontração e acolhimento, com direito a comidas típicas, decoração temática e bebês vestidos com trajes caipiras para um ensaio fotográfico especial.

A proposta do evento é transformar a rotina hospitalar em uma experiência mais leve, oferecendo momentos de alegria às famílias durante a internação dos recém-nascidos. A chefe do Serviço de Enfermagem da Ucin, Rosane Medeiros, destacou a importância de iniciativas como essa. “Todo bebê é idealizado para nascer bem e ir direto para casa, mas nem sempre é assim. Buscamos garantir uma assistência de qualidade durante o tempo que ele estiver aqui, e esses momentos trazem esperança para as famílias”, afirmou.

A festa foi organizada de forma totalmente colaborativa: enquanto parte da equipe cuidava da decoração e da mesa com as comidas típicas, outros profissionais ajudavam na escolha das roupinhas e na produção das fotos dos pequenos.

Para a mãe Solange Oliveira, que acompanha a filha Heloise Gabrielly desde o nascimento prematuro em maio, o momento foi especial. “Sempre via na TV e nas redes sociais esse trabalho lindo. Quando chegou a minha vez, fiquei emocionada. Minha filha ficou linda de caipira”, disse. Ela vive o processo de luto pela perda do outro filho, gêmeo de Heloise, mas encontrou acolhimento na Ucin. “A equipe aqui é maravilhosa”, completou.

Outra mãe que participou do arraiá foi Taiane de Brito Rocha, mãe do pequeno João Lucas, nascido com 24 semanas de gestação em março. “Mesmo eles sendo tão pequenininhos, o resultado das fotos é encantador”, relatou.

Cuidados que começam na gestação

A Ucin do HRSM recebe recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que não precisam de suporte ventilatório ou medicamentos vasoativos. A partir de 1,3 kg, os bebês já podem ser acolhidos, recebendo cuidados essenciais como o contato pele a pele com os pais, estímulo à amamentação e atenção individualizada para o desenvolvimento saudável.

O cuidado oferecido pelo hospital se estende desde o pré-natal até os dois anos de idade da criança, integrando diversos programas, incluindo a adesão à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), que incentiva práticas humanizadas, com foco especial na amamentação.

Curso voltado para profissionais de saúde

O HRSM também está com inscrições abertas para o curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, voltado para equipes multiprofissionais que atuam direta ou indiretamente no cuidado materno-infantil. A capacitação aborda temas como os dez passos para o sucesso da amamentação, normas de comercialização de alimentos para lactentes e a importância da presença constante de um acompanhante para o recém-nascido.

As inscrições podem ser realizadas online.

Com informações do IgesDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado