Menu
Saúde

Anvisa proíbe cosméticos e saneantes por irregularidades

A agência determinou a apreensão de produtos sem registro e com falhas em testes, suspendendo sua comercialização e uso

Redação Jornal de Brasília

06/02/2026 16h14

anvisa 3

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (6/2), a apreensão de todos os lotes do cosmético Gel Cola Elle e Ella, destinado à fixação de mega hair e fabricado por empresa sem registro nem autorização de funcionamento. Com isso, estão proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto.

Os cosméticos Organic System Steel Liss e Extrato de Banana Tratamento Orgânico Steel Liss, da empresa M.A. Ecoplus Cosméticos LTDA, também foram alvo de ação fiscal de recolhimento. A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso desses itens foram suspensos por falta de registro junto à Anvisa.

No âmbito dos saneantes, a resolução prevê o recolhimento da Soda Cáustica em Escamas 99 1 KG, da Quimossi Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza LTDA, que não possuía registro sanitário de fabricação e venda. Assim, estão proibidas sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e divulgação.

Além disso, os álcoois Álcool 70° Brilhex (lotes L14 e L15) e Álcool Hidrato 92,8% Brilhex (lote L08), produzidos pela Ceras Paulísta Indústria e Distribuição LTDA, tiveram a venda suspensa. Os produtos apresentaram resultados insatisfatórios em ensaios para detecção de bactérias Gram positivas (Bacillus spp.) e ausência de informações obrigatórias no rótulo.

A medida está detalhada na Resolução-RE nº 475, publicada no Diário Oficial da União. As informações foram retiradas do Governo Federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado