Menu
Saúde

Anvisa libera parte dos produtos Ypê e prevê recolhimento de lava-roupas

Autarquia atualizou o status de itens da marca após novos laudos e manteve a previsão de recolhimento voluntário de parte dos lava-roupas.

Redação Jornal de Brasília

22/06/2026 7h38

anvisa

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta segunda-feira (22/6) o status dos produtos Ypê que haviam sido suspensos anteriormente. A medida, determinada em 1º de abril de 2026, atingia lava-louças, desinfetantes e lava-roupas da marca produzidos pela Química Amparo Ltda., com lotes de numeração final 1.

Na nova resolução publicada hoje, a Anvisa liberou os detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. Segundo a agência, a decisão foi tomada após a empresa apresentar laudos satisfatórios para todos os lotes desses produtos fabricados neste ano.

Foram liberados os seguintes itens de lava-louças: Lava-louças com enzimas ativas Ypê, Lava-louças Ypê, Lava-louças concentrado Ypê Green e Lava-louças Ypê toque suave. Entre os desinfetantes, voltaram a ser liberados Bak Ypê e Pinho Ypê.

Em relação aos lava-roupas, a Ypê informou que fará o recolhimento voluntário dos produtos fabricados até 31/3/2026. A empresa afirmou que a medida é preventiva e faz parte da estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.

Entre os produtos listados para recolhimento estão as linhas Tixan Ypê Combate ao Mau Odor, Cuida das Roupas, Antibac, Coco e Baunilha, Green, Express, Power Act, Premium, Maciez e Primavera.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado