Menu
Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka por erro em rótulo

A agência suspendeu a comercialização do produto devido à omissão da declaração de glúten, o que representa risco para celíacos e alérgicos.

Redação Jornal de Brasília

22/01/2026 11h28

anvisa 3

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka, fabricado pela Mondelez Brasil Ltda. A medida suspende a comercialização, distribuição, divulgação e consumo do lote específico, após a empresa comunicar o recolhimento voluntário.

O problema surgiu de uma falha técnica na embalagem: o produto Laka Oreo foi rotulado incorretamente como Chocolate Branco Laka. Essa troca resultou na ausência da declaração obrigatória de glúten nos ingredientes, conforme exigido por lei. A omissão pode colocar em risco a saúde de pessoas com doença celíaca ou alergia ao glúten.

Em outra ação, a Anvisa proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso dos produtos Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest, produzidos pela AP Viola Artes e Festas Ltda. Os itens foram considerados impróprios para consumo em alimentos por conterem materiais plásticos.

As determinações foram publicadas no Diário Oficial da União em resoluções datadas de 21 de janeiro, com efeitos a partir de 22 de janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado