A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro do primeiro medicamento genérico contendo deslansoprazol, equivalente ao de referência Dexilant. O fármaco é destinado ao tratamento de adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos.
O deslansoprazol é utilizado no tratamento e na cicatrização da esofagite erosiva, na manutenção dessa cicatrização e no alívio da azia associada à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Além disso, ele atua na redução da acidez estomacal.
A aprovação representa um avanço significativo para os pacientes, pois os genéricos oferecem preços mais acessíveis sem comprometer a qualidade, segurança e eficácia, em comparação aos medicamentos de referência. Isso deve ampliar o acesso ao tratamento, especialmente para aqueles que necessitam de uso contínuo da medicação.
Como todos os genéricos aprovados pela Anvisa, o novo deslansoprazol passou por uma avaliação técnica rigorosa, comprovando sua equivalência terapêutica ao produto original. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.