A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação terapêutica para a vacina Gardasil 9, que passa a proteger contra cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço relacionados ao HPV.
Até o momento, o imunizante era utilizado para prevenir cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo vírus.
A aprovação abrange crianças, homens e mulheres entre 9 e 45 anos. A Anvisa recomenda a vacinação preferencialmente antes do início da vida sexual, considerando que o HPV é transmitido principalmente por relações sexuais.
De acordo com a agência, a nova indicação se baseia na prevenção de infecções persistentes por tipos oncogênicos do HPV, responsáveis pelos cânceres em questão, e na demonstração de uma resposta imunológica robusta contra esses tipos virais.
Com informações da Agência Brasil