Com direito a vitória sobre o Brasil no tie-break, Cuba avançou à segunda fase do Mundial masculino de vôlei de forma invicta. Mas a boa fase da equipe foi parada pela Sérvia, que bateu os caribenhos nesta quinta-feira por 3 sets a 1, parciais de 16/25, 25/19, 25/22 e 25/19.
Com isso, uma vitória dos cubanos sobre o México, nesta sexta-feira, torna-se essencial para a equipe do jovem Wilfredo León seguir viva na disputa. O ponteiro, de 17 anos, rendeu abaixo do normal e marcou apenas dez pontos.
O mesmo vale para o oposto Fernando Hernandez, que marcou apenas 11 vezes. Contra o Brasil, na segunda-feira, ele havia feito 28 pontos. Por outro lado, o sérvio Ivan Miljkovic foi o maior pontuador da partida, com 19.
Em partida válida pelo grupo G, a Alemanha bateu facilmente Porto Rico por 25/22, 25/22 e 25/18. Outra integrante da chave, a dona da casa Itália ganhou folga nesta quinta-feira.
De acordo com o regulamento do Mundial, os dois melhores de cada um dos seis grupos da segunda fase avançam na competição.