Leandro Kleber
leandro.kleber@jornaldebrasilia.com.br
Os deputados distritais gastaram R$ 610,2 mil da verba indenizatória no terceiro trimestre de 2011. Um balanço nas contas dos meses de julho, agosto e setembro mostra que eles solicitaram ressarcimento, principalmente, de gastos com combustível e lubrificantes, assessorias e consultorias e divulgação de atividade parlamentar.
Os deputados que mais gastaram entre julho e setembro foram Washington Mesquita (PSD) e Olair Francisco (PTdoB). Eles utilizaram o limite da cota por trimestre: R$ 33,6 mil. Os deputados podem usar R$ 11,2 mil por mês e acumulam “créditos” por 90 dias, no máximo, caso não utilizem a verba.
“Cada um gasta de acordo com a sua necessidade. Eu contrato assessoria jurídica, empresa de marketing e gasto cerca de R$ 1,2 mil por mês com gasolina”, justifica Mesquita. Segundo ele, a verba indenizatória é usada ainda para custear despesas com cópias coloridas, “pois a gráfica da Câmara só opera informativos em uma cor”. “Além disso, só tenho uma fonte de renda que é a que ganho aqui na Câmara Legislativa. Eu vivo com o que tenho e com o que é permitido por lei”.
Benício Tavares (PMDB), que teve o mandato cassado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana, foi quem menos gastou – desconsiderando os parlamentares que não tiveram os valores computados, segundo a assessoria da Câmara Legislativa, devido ao atraso na entrega da documentação ou qualquer outro problema.
Leia mais na edição desta segunda-feira (21) do Jornal de Brasília.