Menu
Política & Poder

TSE volta a cassar coligação inteira por fraude em cota feminina

Ao caso, foi aplicado uma jurisprudência aberta em setembro do ano passado, quando foi cassada, pela mesma acusação

Redação Jornal de Brasília

06/02/2020 15h23

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (6), cassar novamente todos candidatos de uma coligação por utilizarem candidatas laranjas para cumprir a cota feminina. 20 candidaturas da cidade de Cafelândia (SP) foram cassadas, incluindo quatro vereadores que haviam sido eleitos e que agora foram afastados. 

Ao caso, foi aplicado uma jurisprudência aberta em setembro do ano passado, quando foi cassada, pela mesma acusação,  toda uma coligação do Piauí (PI)  nas eleições municipais de 2016.

Durante a votação de hoje (6), o ministro Sergio Banhos, relator do caso de Cafelândia, lembrou que não que poucos votos recebidos pela candidata não é o suficiente para comprovar a fraude, sendo que outros fatores contribuíram para revelar as candidaturas laranjas. 

“Votação pífia ou zerada, similitude na prestação de contas, reconhecimento de parentesco entre candidatos, ausência de propaganda eleitoral, não comparecimento em convenções”, elencou Banhos entre as razões que o levaram a cassar toda a coligação, formada pelos partidos PR e PTB. Ele foi acompanhado pelos outros seis ministros que participaram do julgamento.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado