Menu
Política & Poder

TSE manda apagar vídeo de Mara Gabrilli associando Lula à morte de Celso Daniel

A decisão foi proferida nesta quinta-feira, 6 e determinou prazo de 24h para a remoção, sob multa de R$ 10 mil

Redação Jornal de Brasília

07/10/2022 13h13

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri mandou apagar das redes sociais publicações que compartilham vídeo em que a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), ex-candidata a vice-presidente de Simone Tebet (MDB), acusa o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de envolvimento com a morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP).

A decisão foi proferida nesta quinta-feira, 6 e determinou prazo de 24h para a remoção, sob multa de R$ 10 mil. A fala de Gabrilli foi feita em entrevista concedida à rádio Jovem Pan. Na ocasião, Mara disse que Lula teria pagado para não ser envolvido no caso. Depois, o vídeo foi reproduzido por perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Celso Daniel foi assassinado em 2002. A Polícia Civil concluiu que se tratou de crime comum e encerrou a investigação. Bolsonaro tem utilizado o caso para atacar seu adversário, acusando-o de mandar matar o ex-prefeito. Em debate realizado pela TV Globo em 29 de setembro, o presidente fez uma pergunta sobre o tema à então candidata Simone Tebet (MDB).

Informação falsa

Na decisão, a ministra afirmou que o tema foi apreciado outras vezes pela Corte, que já firmou o entendimento de que se trata de informação falsa. “O referido conteúdo já foi tido por este Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como desinformativo, além de violador da imagem do candidato da coligação requerente”, escreveu.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado