A dez dias do prazo final para a troca de partido, distritais se movimentam em busca do melhor posicionamento eleitoral. A conta para que eles se elejam nem sempre segue a lógica ou a ideologia partidária, mas sim quais os benefícios que os terão nas urnas no momento em que o eleitor escolher seus representantes.
Dentro da Câmara Legislativa, pelo menos dez dos 24 distritais estão de saída ou já foram para outras legendas. Entre os que já definiram destino estão: Eliana Pedrosa, que acaba de se filiar ao PPS, onde terá a oportunidade de disputar o governo local, e Cláudio Abrantes, que foi para o PT sem garantia de que se reelegerá, já que terá de dobrar sua votação se quiser voltar à Câmara em 2015.
Sem definição
Quem garante que não fica onde está são os deputados Doutor Michel, Israel Batista, ambos do PEN, Cristiano Araújo, que se despede do PTB e Joe Valle, que deixa o PSB, para “construção de uma Rede de Sustentabilidade” ao lado de Marina Silva.
“Eu saio do PSB porque acredito que faltou respeito com o mandato, não comigo. O PSB colocou mais peso em coisas de poder do que com a utilização do poder para realizar coisas”, justifica Joe Valle, que tem como prioridade transferir-se para a Rede, mas que também conversa com o PDT. O assunto incomoda o distrital que protesta: “As pessoas estão mais preocupadas para onde vou do que com os projetos que tenho em curso na Câmara”, diz Joe.
Outro que negocia sua ida para a Rede é Israel Batista, mas, diante do risco de que o partido não seja criado, o parlamentar já estuda ir para o Partido Verde, antiga legenda de Marina Silva.
Se rede não vingar
Caso Marina Silva não consiga oficializar a Rede, um plano B poderá levá-la para o PEN.
Se o fato se concretizar, Luzia de Paula deixar a legenda e mudar para o PHS, já que Marina trará consigo toda sua estrutura partidária, inviabilizando sua reeleição.
PSD engorda bancada, mas fica sem nada
Surgindo do nada, o PSD saltou de repente para quatro distritais, segunda maior bancada na Câmara. Recebeu Liliane Roriz, do PRTB; Eliana Pedrosa, do DEM; Washington Mesquita, do PSDB; e Celina Leão, do PMN. Todos estão de saída. Usaram o PSD para deixar as legendas originais e agora podem mudar de novo sem arriscar os mandatos.
Celina e Eliana têm destinos conhecidos. Liliane pode ir para o DEM ou o PSC. Washington tem tudo para ir ao PTB.
Mais gente na lista
Cristiano Araújo que já esteve a um passo de ir para o PP, ainda não definiu seu futuro e negocia com PV, Pros, PR e PMDB. Deve aguardar até os últimos instantes para definir seu futuro.
Quem ainda não tem futuro definido é Doutor Michel. Ainda está negociando, mas não divulga com quem. “Ninguém me quer”, despista. De acordo com um parlamentar, que não mudará de partido, o certo é que ainda pode haver novas mudanças.