Na próxima segunda-feira (18), às 14h, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará a solenidade de renovação do Acordo de Cooperação Técnica com o Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar da Polícia Militar do Distrito Federal (Provid).
O evento, no Espaço Flamboyant do Fórum de Brasília, marca a abertura da 30ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) que ocorrerá entre 18 e 22 de agosto em todo o país.
A cerimônia contará com a presença das juízas coordenadoras da Coordenadoria da Mulher em Violência Doméstica (CMVD), Fabriziane Zapata, Gislaine Campos e Luciana Rocha, além do juiz coordenador Mario Jorge Panno de Matos.
Também estão confirmados o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati; o corregedor da Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; a juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Marília Guedes; a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka; e a chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública da corporação, tenente-coronel Renata Cardoso.
Criado em 2014, o Provid tem como objetivo realizar um trabalho preventivo no enfrentamento à violência doméstica, indo além da atuação policial repressiva.
A parceria com o TJDFT permite que policiais recebam informações atualizadas para atendimentos assertivos e fortalece o acompanhamento das medidas protetivas concedidas pela Justiça.
A CMVD, responsável pela gestão do acordo no tribunal, atua na formação de equipes, na pesquisa de satisfação com vítimas atendidas e na elaboração de relatórios sobre os resultados da cooperação.
*Informações do TJDFT